Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Por Serra, PSDB desiste de ação contra dissidentes

Decisão racha a sigla, e dirigente promete reagir

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

A Executiva Municipal do PSDB vai abandonar o processo em que pede a cassação do mandato de seis vereadores que deixaram a sigla no ano passado para fortalecer o projeto político do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

A decisão, tomada ontem à noite por 12 votos a 2, atendeu solicitação de José Serra, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo e aliado político de Kassab, mas abriu crise entre líderes tucanos.

Na última segunda, aliados de Serra tentaram aprovar a medida, mas não houve acordo. Ontem, a executiva cedeu.

Mas a direção estadual promete reagir. O presidente Pedro Tobias diz que enviará carta a filiados contra o que chama de "anistia dos traidores".

Em 2011, os vereadores saíram do PSDB para se filiar a siglas da base de Kassab, como PV e PSB, alegando perseguição. O PSDB pediu a cassação por infidelidade partidária.

A perseguição, segundo os dissidentes, vem da eleição de 2008, quando o PSDB dividiu-se entre o apoio a Geraldo Alckmin e a Kassab. Hoje, com a candidatura de Serra, Kassab e Alckmin voltaram a se aliar, e PV e PSB são cortejados pelo tucano.

Mesmo com a desistência, o Ministério Público pode continuar o processo sozinho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.