Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CACHOEIRAGATE/EMPRESA

Garotinho divulga fotos de Cabral com empresário em Paris

Também aparece nas imagens um dos responsáveis por rever contratos da Delta com o Estado do Rio

Governo do Rio diz que jantar foi convite de barão francês e que coube a ele definir quem estaria presente

Fotos Reprodução Blog do Garotinho
Secretários do Rio de Saúde, Sérgio Côrtes (esq.) e de Governo, Wilson Carlos (à dir. ao fundo) dançam com Cavendish (ao centro) em Paris; Garotinho não divulgou autor das fotos
Secretários do Rio de Saúde, Sérgio Côrtes (esq.) e de Governo, Wilson Carlos (à dir. ao fundo) dançam com Cavendish (ao centro) em Paris; Garotinho não divulgou autor das fotos

CLAUDIA ANTUNES
DO RIO

O deputado federal e ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) publicou ontem em seu blog fotos em que o governador Sérgio Cabral (PMDB) e parte do seu secretariado confraternizam com o dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, durante viagem a Paris.

Segundo Garotinho, rival político de Cabral, as fotos são parte de uma "minissérie" com mais de 80 imagens e seis vídeos, que ele veiculará nos próximos dias.

Entre os retratados com Cavendish está o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, integrante de uma comissão encarregada na semana passada por Cabral de rever os contratos da Delta com o Estado e examinar a possibilidade de declarar a construtora inidônea -o que a impediria de participar de novas licitações.

Também aparecem os secretários dos Transportes, Julio Lopes, de Governo, Wilson Carlos, e da Saúde, Sérgio Côrtes. Fotos mostram os dois últimos e Cavendish com guardanapos na cabeça.

A assessoria de Cabral disse que as fotos foram feitas na ocasião de um jantar convite do barão Gérard de Waldner, casado com a brasileira Sílvia Amélia de Waldner, e que os convidados eram do anfitrião.

Segundo a assessoria, o jantar ocorreu em visita oficial nos dias 14 e 15 de setembro de 2009, na qual Cabral fez campanha pela candidatura do Rio à Olimpíada e foi condecorado com a Legião de Honra pelo Senado francês.

A Delta disse que as fotos mostram "minutos de descontração entre empresários e pessoas que ocupam postos públicos e têm convívio social".

Desde que Cabral assumiu, a Delta recebeu do Estado R$ 1,16 bilhão, o triplo dos cinco anos anteriores. Segundo Fichtner, todas as construtoras receberam mais no período.

Cabral é amigo de Cavendish. Em 2011, os dois viajaram num jatinho do empresário Eike Batista para o aniversário do dono da Delta.

A Delta começou sua ascensão no Rio no governo Garotinho (99-02). O ex-governador disse que nunca teve relação pessoal com Cavendish: "As obras que ele ganhou no meu governo foi disputando preço".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.