Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cachoeiragate/Investigações

Cachoeira agiu para proteger Demóstenes de ex-diretor do Dnit

Empresário deu instruções para 'acalmar' Pagot, que caiu sob suspeitas de desvios no Ministério dos Transportes

Segundo a PF, empresa do grupo de Cachoeira deu R$ 24 mil a aliado de ex-dirigente do Dnit; ele não foi encontrado

LÚCIO VAZ
BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

O grupo de Carlinhos Cachoeira pediu a intervenção de um aliado do ex-diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpores), Luiz Antônio Pagot, para acalmá-lo e evitar que ele atacasse o senador Demóstenes Torres (ex-DEM).

A PF interceptou conversas telefônicas na Operação Monte Carlo, em julho de 2011, quando uma série de suspeitas de corrupção no Dnit levou à queda do então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e de Pagot.

Escutas telefônicas mostram que Acácio Rozendo, aliado de Pagot, recebeu

R$ 24 mil em sua conta, em abril de 2011, repassados por uma empresa do grupo de Cachoeira. O servidor também era ligado ao então diretor da Delta Construções para o Centro-Oeste, Cláudio Abreu.

Pagot fora convocado a dar esclarecimentos na Comissão de Infraestrutura do Senado sobre denúncias de superfaturamento em obras do Dnit.

Em 5 de julho de 2011, depois das 23h, Demóstenes avisa Cachoeira: "Pagot hoje tava bravo, mandando recado aqui pra todo mundo".

No dia 11, pergunta se Cachoeira tem novidades sobre Pagot. "Não, lá tá tranquilo. Pode ir lá. Blairo [Maggi, senador] mandou falar que não tem nada não. Blairo que manda nele, uai", assegura o empresário. Mas liga imediatamente para Cláudio Abreu, da Delta, e relata a situação.

"Nosso amigo está preocupado com Pagot amanhã. Não sabe se vai lá ou deixa de ir", comenta Cachoeira. Abreu faz uma sugestão: "Ele não faz parte da comissão. Se eu fosse ele, não iria".

Uma hora depois, o empresário informa que Demóstenes faz parte da comissão e orienta Abreu a falar com Blairo para acalmar Pagot.

O diretor da Delta afirma que pediu para Acácio falar com Blairo.

Duas horas mais tarde, Demóstenes recebe a boa notícia de Cachoeira. "Professor? O Acácio teve lá com ele [Pagot]. Agradeceu e disse que vai falar só tecnicamente".

No dia seguinte, Abreu faz mais uma recomendação: "O menino [Acácio] falou que pode despreocupar".

Até a conclusão desta edição, a Folha não conseguiu localizar Rozendo nem Pagot.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.