Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Erundina teve a 2ª pior avaliação em SP

Indicada para vice de Haddad, ex-prefeita deixou cargo com 20% de aprovação, na frente apenas de Pitta, diz Datafolha

Gestão de socialista será relembrada por PT e PSDB na campanha; anúncio da chapa deve ser feito hoje, sem Lula

DE SÃO PAULO

Indicada para ser candidata a vice-prefeita na chapa do petista Fernando Haddad, a deputada Luiza Erundina (PSB) deixou a Prefeitura de São Paulo com apenas 20% de aprovação popular, de acordo com o Datafolha.

Este foi, ao lado do antecessor, Jânio Quadros (PTB), o segundo pior desempenho já registrado na cidade desde a volta das eleições diretas para prefeito, em 1985.

A marca negativa dos dois só foi superada por Celso Pitta (PTN), que chegou a ser afastado sob suspeita de corrupção e encerrou o mandato com 4% de aprovação.

O atual prefeito Gilberto Kassab (PSD) teve 26% de aprovação na última pesquisa, realizada em março.

O ranking de melhores avaliações em São Paulo é encabeçado por Paulo Maluf (PP), com 57%, seguido por José Serra (PSDB), com 56%, e Marta Suplicy (PT), com 49%.

Erundina foi eleita pelo PT em 1988 com 36% dos votos válidos -na época, ainda não existia segundo turno.

Reduziu o deficit público e focou a gestão na área social, sobretudo na educação. Também promoveu mutirões para construir casas populares, o que ainda lhe rende popularidade na periferia.

Ela apoiou greve geral de servidores municipais e chegou a usar verba da prefeitura para pagar um anúncio na Folha em apoio a uma paralisação. Em 2008, foi condenada a ressarcir os cofres públicos em R$ 353 mil por isso e fez vaquinha para pagar.

A então prefeita interveio em empresas de transporte público e mudou regras de pagamento. Tentou ainda desapropriar a mansão da família Matarazzo na avenida Paulista para erguer um museu do trabalhador. A ideia gerou polêmica e foi abandonada.

O professor da USP Nabil Bonduki, que integrou a gestão, disse que Erundina acabou mal avaliada devido à maioria oposicionista na Câmara que barrava projetos, e à dificuldade de arrecadação, que paralisava ações.

VOTAÇÃO

Erundina registra maiores votações em redutos eleitorais do PT, mas onde Haddad ainda é pouco conhecido. Na última eleição para a Câmara, em 2010, 71,3% de seus 178 mil votos na capital vieram das zonas sul e leste.

Ela perdeu força eleitoral ao longo dos anos. Quando se elegeu em 1988, obteve 1,5 milhão de votos. Depois foi derrotada três vezes, em 1996 (1,3 milhão de votos no primeiro turno), 2000 (546 mil votos), 2004 (244 mil votos).

A chapa de Haddad e Erundina deve ser anunciada em ato hoje. Ontem, ela jantaria com o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. Petistas e socialistas davam como certa sua entrada na eleição.

(BERNARDO MELLO FRANCO, RODRIGO VIZEU E SILVIO NAVARRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.