Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pará

Doze sem-terra ficam feridos em empresa ligada ao Opportunity

DE BELÉM - Um confronto entre sem-terra e seguranças de uma fazenda ligada ao grupo Opportunity, de Daniel Dantas, deixou pelo menos 12 sem-terra feridos a bala ontem, de acordo com a Polícia Militar.

O conflito ocorreu pela manhã na fazenda Cedro, da Agropecuária Santa Bárbara, na divisa entre Marabá e Eldorado do Carajás (PA). Trata-se da mesma cidade onde, há 16 anos, policiais mataram 19 trabalhadores -episódio que ficou conhecido como o massacre de Eldorado do Carajás.

Os 12 sem-terra feridos foram internados no hospital de Eldorado do Carajás. Segundo a PM, três seguiam internados, mas não corriam risco de morte. O conflito ocorreu após um protesto de cerca de 500 sem-terra na entrada da fazenda.

Os sem-terra -que contabilizaram 16 feridos- acusam a empresa de se apropriar ilegalmente das terras e de usar agrotóxicos. "Estávamos entrando na fazenda para fazer um protesto em sua sede, sem invadi-la, mas antes de chegarmos eles atiraram na gente", disse Charles Trocate, do MST.

A Santa Bárbara afirmou que o MST "destruiu parte da propriedade e causou pânico nos funcionários" e que a discussão sobre a legalidade das terras é anterior à aquisição da área pela empresa. Policiais apreenderam espingardas e pistolas de seis seguranças da empresa, que foram levados à delegacia de Marabá.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.