Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Deputado abandona PT e adere à chapa do PSB em Pernambuco

Maurício Rands critica a cúpula petista por impor candidato em Recife 'a partir de SP'

DE RECIFE

O deputado federal Maurício Rands (PT-PE) anunciou ontem a sua desfiliação do partido, a devolução do seu mandato ao PT e a entrega de seu cargo de secretário de Governo de Pernambuco.

Em "carta ao povo pernambucano", Rands criticou a Direção Nacional do PT e afirmou que apoiará o candidato do PSB à Prefeitura de Recife, Geraldo Júlio.

Rands deixou o PT em razão da crise gerada pelo processo de sucessão em Recife, cidade administrada pelo PT há 12 anos. Escolhido para disputar uma prévia contra o atual prefeito da cidade, João da Costa (PT), o deputado foi derrotado e travou duras discussões com o adversário.

A prévia foi anulada pela Executiva Nacional do PT, mas Rands e João da Costa foram afastados da disputa. O senador Humberto Costa, aliado do deputado, foi indicado candidato em Recife.

A crise levou o PSB a romper a aliança com o PT e a lançar candidato próprio, com o aval do governador de Pernanmbuco e presidente do PSB, Eduardo Campos.

"Cometeram o grave equívoco de ter a pretensão de impor, a partir de São Paulo, um candidato à Frente Popular e ao povo de Recife", afirmou.

"Diante da minha discordância com essa ruptura provocada pela Direção Nacional do partido, concluí que cheguei ao fim de um ciclo na minha vida de militante partidário", declarou.

Advogado filiado ao PT há mais de 20 anos, Rands está em seu terceiro mandato como deputado federal. Foi líder do partido na Câmara em 2008.

(FÁBIO GUIBU)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.