Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Condenação será 'linchamento moral', afirma presidente do PT

DE SÃO PAULO

A menos de uma semana do julgamento do mensalão, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que a eventual condenação de integrantes do partido será um "linchamento moral" e cobrou uma decisão técnica dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

As declarações foram feitas em um vídeo divulgado ontem pelo PT. Dos 38 réus acusados de participação no maior escândalo do governo Lula, oito são petistas.

Entre os denunciados estão o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino, que presidia o PT em 2005, quando o mensalão veio à tona, e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.

Sem citar nomes, Falcão disse que petistas foram "injustamente" acusados e que confia na inocência deles.

"A despeito dos que clamam pelo linchamento moral, pela condenação política dos companheiros, nossa expectativa é outra. Esperamos que os ministros do STF firmem sua convicção e se pronunciem exclusivamente com base nas provas", disse.

Falcão desqualificou a denúncia e negou que tenha havido "mensalão". Disse que não houve compra de votos no Congresso nem uso de verbas públicas. Ele reafirmou a tese que o PT fez empréstimos para pagar dívidas eleitorais.

"Não houve, da parte dos petistas denunciados, qualquer utilização de recursos públicos nem recursos ilícitos. Foram empréstimos contraídos junto a bancos privados, que já foram quitados."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.