Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Nova edição de 'Notícias do Planalto' questiona a evolução do jornalismo

DE SÃO PAULO

"Notícias do Planalto", o livro do jornalista Mario Sergio Conti que narra as relações da imprensa com o poder que culminaram com a queda do presidente Fernando Collor em 1992, será lançada em edição econômica pela Companhia das Letras.

A obra, considerada um marco nas narrativas sobre a imprensa por detalhar as relações entre mídia e poder, vendeu mais de 70 mil cópias, segundo a editora. A primeira edição é de 1999.

Conti era diretor da revista "Veja" à época do processo de impeachment de Collor, foi um dos fundadores da revista "piauí" e hoje é apresentador do programa "Roda Viva", da TV Cultura.

Ele entrevistou 141 pessoas para contar como o presidente que usou a mídia para ser eleito foi tirado do cargo pelo trabalho da imprensa.

A principal novidade da nova edição é um posfácio em que Conti diz que os repórteres que ajudaram a revelar o funcionamento do governo Collor agora auxiliam políticos em apuros ou trabalham com marketing político.

"Quase todos abandonaram a imprensa", diz Conti. "Quem ontem apontava as dissonâncias entre o marketing e a realidade é hoje marqueteiro."

Ele cita João Santana e Luís Costa Pinto. Santana foi chefe da sucursal em Brasília da "IstoÉ", que descobriu o motorista Eriberto França, que desmontou a versão de Collor ao revelar as contas-fantasmas usadas para pagar funcionários do presidente.

João Santana, agora marqueteiro, comandou as campanhas de Lula em 2006 e a de Dilma em 2010. Hoje trabalha para Fernando Haddad, candidato do PT a prefeito de São Paulo.

Costa Pinto foi o autor da entrevista publicada na "Veja" em que Pedro Collor dizia que Paulo César Farias era o testa de ferro de Collor. Em 2003, ajudou a assessorar o deputado João Paulo Cunha e tornou-se um dos personagens do mensalão. O Supremo discute se ele prestou os serviços pelos quais recebeu R$ 252 mil da Câmara.

NOTÍCIAS DO PLANALTO - A IMPRENSA E O PODER NOS ANOS COLLOR
AUTOR Mario Sergio Conti
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 39,50 (528 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.