Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br

Lavanderia Rural

A ministra Rosa Weber dará seu voto sobre a acusação de lavagem de dinheiro uma única vez para todos os réus quando forem analisados os empréstimos do Banco Rural ao PT e às empresas do publicitário Marcos Valério e seus sócios. Rosa, indicada por Dilma Rousseff ao STF, descreverá um "esquema maior" de lavagem, no qual João Paulo Cunha e Henrique Pizzolato estariam inseridos. Deve pedir a condenação de todos pelo crime, segundo expectativa geral do Supremo.

Nunca antes Técnicos do STF anotam que é a primeira vez que a corte examina a consumação do crime de lavagem e que o julgamento será precedente importante sobre a relação entre a prática e o delito antecedente.

No papel Partiu de Joaquim Barbosa a iniciativa de evitar o debate direto com o revisor Ricardo Lewandowski na abertura da sessão de ontem. O relator distribuiu aos pares seus esclarecimentos por escrito, suspendendo, assim, as anunciadas réplica e tréplica com Lewandowski.

Jornada dupla Advogado de João Paulo Cunha, Alberto Toron deixou o plenário ainda no voto do ministro José Dias Toffoli. Assim como Cunha, ele está em campanha: concorre à presidência da OAB-SP e tinha agenda com advogados do bairro da Lapa na noite de ontem.

Supremacia Luiz Fux usou referência cinematográfica em seu voto. Ao descrever a sofisticação das organizações criminosas, citou a Trilogia Bourne como exemplo de como pode agir uma organização com ramificações em vários lugares e pessoas que nem se conhecem.

Dois tempos O depoimento de Luiz Antonio Pagot hoje à CPI será acompanhado com lupa pelo Planalto. Se defender sua gestão no Dnit, será visto como iniciativa pessoal. Caso ataque o governo, será lido como gesto do senador Blairo Maggi (PR-MT) por mais cargos.

Time Aécio Neves participou de jantar no domingo à noite, no Rio, com Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e FHC. O grupo de economistas do Plano Real construirá agenda econômica com a qual o pré-candidato tucano rodará o país.

Paulista O senador mineiro vai visitar com Geraldo Alckmin Jundiaí, Santos e Ribeirão Preto. A dobradinha deve ajudar a dissipar a ideia de que o governador paulista planeja nova candidatura presidencial em 2014.

Vai... Foi José Serra quem pediu a Gilberto Kassab que rebatesse as críticas veiculadas nas propagandas do PT, PRB e PMDB à administração municipal, sobretudo na área da saúde. A conversa, anteontem, foi embalada por nova sondagem interna que apontava ligeiro declínio na intenção de voto do tucano.

... que é sua O prefeito paulistano passará a destacar seus secretários para responder a cada questionamento apresentado na campanha, a exemplo do que fez Lula com seu ministério na disputa presidencial de 2010. "Nada ficará sem resposta", avisa um kassabista.

Dobradinha Sob ataque, Kassab quer acelerar as inaugurações na área. Marcou para quinta-feira a entrega de AMA na Lapa. Os ambulatórios de especialidades são vitrines da gestão de Serra.

É guerra Celso Russomanno planeja contratar cabos eleitorais para visitação porta a porta, sobretudo na zona leste. A ideia é enfrentar PT e PSDB, que mantêm militantes pagos na região.

Mais um A família de Franco Montoro se queixa do uso da imagem do ex-governador na campanha de TV de Gabriel Chalita (PMDB).

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Ao defender Serra, Kassab ajuda Haddad. Junta a maior rejeição entre os candidatos com a pior nota dos prefeitos das capitais."
DO DEPUTADO ESTADUAL JOÃO ANTONIO (PT), sobre o prefeito paulistano ter convocado entrevista coletiva para rebater críticas do candidato petista.

Contraponto

Data venia

Luiz Fux já falava por 40 minutos ontem no julgamento do mensalão quando empunhou maço grosso de papeis e disse que começaria seu voto. Diante do espanto dos colegas, contou que, certa vez, era paraninfo de turma de faculdade e o advogado Evaristo Moraes, já falecido, era patrono. Moraes subiu à tribuna com calhamaço.
-Da mesma forma que ele levou 5 mil páginas e não leu tudo, tranquilizo vossas excelências. Puxei esses papéis, mas queria dizer que está absolutamente resumido.
Os demais ministros e os advogados suspiraram aliviados com a ressalva de Fux.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.