Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tucano tem vídeo para justificar saída da prefeitura

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

José Serra (PSDB) já gravou e submeteu a pesquisas qualitativas versões de um discurso em que justifica aos eleitores ter deixado a Prefeitura de São Paulo, em 2006.

As gravações foram feitas antes do início da propaganda eleitoral, já considerando a possibilidade de ele ter de tratar diretamente do assunto no horário gratuito durante sua campanha para a prefeitura neste ano.

Os vídeos foram submetidos a diversas pesquisas com grupos de eleitores, para analisar a recepção ao tom e ao conteúdo das falas de Serra.

A saída de Serra da prefeitura após ele ter se comprometido a permanecer no cargo até o fim do mandato é um dos principais ingredientes na fórmula da rejeição ao tucano. Na ocasião, ele abandonou o posto para concorrer ao governo do Estado.

Segundo a última pesquisa Datafolha, 43% dos eleitores dizem que não votariam em Serra "de jeito nenhum". Com a escalada da rejeição e a queda do candidato nas pesquisas, aliados passaram a defender que a saída da prefeitura fosse alvo de uma "grande ação de marketing", tratada diretamente por Serra no horário eleitoral.

Serra perdeu a liderança nos últimos levantamentos. Segundo pesquisa Ibope, divulgada na última sexta-feira, o tucano aparece empatado tecnicamente com Fernando Haddad (PT) em segundo lugar -Serra tem 20% e o petista 14%. Celso Russomanno (PRB) lidera com 31%.

O marqueteiro que comanda a campanha tucana, Luiz Gonzalez, ainda não decidiu se e quando exibirá o tal discurso. A aliados o próprio Serra já confidenciou achar que "em algum momento" será preciso levar as explicações à propaganda na TV.

Segundo integrantes da campanha, desde que o tucano manifestou interesse em entrar na disputa municipal, Gonzalez e Serra discutem o "melhor momento" e forma para tratar do assunto.

Por enquanto, Serra vem usando entrevistas para abordar o assunto. Nelas, afirma ter deixado o cargo em 2006 para evitar que o PT ocupasse o governo do Estado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.