Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Patrus e Lacerda prometem metrô em BH, obra federal

Em debate Folha/RedeTV!, líderes na disputa em BH trocaram farpas sobre transporte que não depende do caixa municipal

Mensalão do PT e do PSDB também foram tema do programa; petista e socialista ficaram na defensiva

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Líderes nas pesquisas na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) e o ex-ministro Patrus Ananias (PT) prometem realizar uma obra que não depende do caixa municipal: o metrô.

No debate Folha/RedeTV!, que terminou na madrugada de ontem, Lacerda e Patrus trocaram farpas sobre o tema, sendo que na cidade, ao contrário de Rio e São Paulo, esse tipo de transporte ainda está sob gestão federal.

O metrô de superfície de Belo Horizonte está há 30 anos em construção e só tem uma linha periférica que transporta apenas 180 mil passageiros/dia.

Estado e município não têm autonomia para fazer obras, concessão e parcerias. Dependem de autorização e recursos do governo federal.

A presidente Dilma Rousseff, há um ano, prometeu os recursos para que Estado e prefeitura avançassem com os projetos, mas Lacerda ainda cobra a liberação do dinheiro. Os ex-presidentes Lula e FHC também prometeram, mas nada saiu do papel.

Recentemente, o governo de Minas criou a Metrominas e deu início a um estudo de topografia e sondagem que servirá para o projeto, confiando na autorização para Parceria Público-Privada.

Patrus disse que o metrô não sai porque "falta energia da prefeitura". Ele fora questionado por Lacerda por "desmerecer decisão da presidente" de autorizar a parceria.

O debate, que teve também a participação de Alfredo Flister (PHS) e Maria da Consolação (PSOL), tratou de tema espinhoso aos dois principais candidatos, que ficaram na defensiva: mensalões do PT e do PSDB mineiro.

Jornalistas da Folha e da RedeTV! questionaram o envolvimento de PT e PSB nesses escândalos. Patrus repetiu que está envolvido com a campanha, não conhece o processo e não é analista. Já Lacerda disse que o presidente do PSB-MG, Walfrido dos Mares Guia, quer ser julgado pelo mensalão tucano para provar sua inocência.

Sobre o envolvimento do seu próprio nome no mensalão petista, Lacerda disse que deu explicações à Polícia Federal e não foi denunciado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.