Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Haddad é o principal herdeiro de votos de Russomanno

Pesquisa Datafolha mostra que o petista foi o que mais cresceu nos segmentos em que o candidato do PRB caiu

Maioria do eleitorado de Serra e Haddad vai para Russomanno caso candidatos não cheguem ao 2º turno

RICARDO MENDONÇA
EDITOR-ASSISTENTE DO "PODER"

O petista Fernando Haddad (PT) é o candidato que se projeta atualmente como o maior beneficiário de eventual queda nas pesquisas de Celso Russomanno (PRB), hoje o líder na corrida à Prefeitura de São Paulo.

Dados da pesquisa do Datafolha divulgados anteontem mostram que 56% dos eleitores de Russomanno optariam por Haddad em eventual segundo turno contra José Serra (PSDB), que herdaria 29% dos votos do candidato do PRB.

Russomanno lidera o Datafolha com 30% das intenções de voto, queda de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Em segundo lugar, vêm Serra (22%) e Haddad (18%), empatados tecnicamente no limite da margem de erro.

Na simulação de primeiro turno, Haddad também foi o que mais cresceu nos segmentos em que Russomanno mais caiu nos últimos dias.

O exemplo mais evidente disso ocorreu entre os eleitores de 35 e 44 anos. Nesse grupo, Russomanno perdeu 13 pontos em oito dias (43% para 30%). Quem mais avançou foi Haddad, que ganhou oito. Serra nada avançou.

Outro exemplo está entre os que vivem em famílias com renda entre 2 e 5 salários mínimos (40% da amostra do Datafolha). Nesse segmento, Russomanno perdeu sete pontos. Haddad ganhou cinco; Serra só avançou um.

Há recortes em que Russomanno caiu e Serra cresceu mais que Haddad, como nos grupos de eleitores com mais de 60 anos, no universo de renda acima de dez salários mínimos e entre os moradores da zona oeste (veja no gráfico). Mas além de ser uma quantidade menor de segmentos, são grupos menos representativos do eleitorado.

Os eleitores com mais de 60 anos são o segundo menor grupo etário da pesquisa. Menos de 10% dos paulistanos vivem em famílias com renda superior a dez salários. E a população da zona oeste é a menor, na comparação com a leste, a sul e a norte.

HERANÇA

A pesquisa do Datafolha também mostra que os eleitores de Serra e Haddad migram majoritariamente para Russomanno caso seus candidatos não cheguem ao segundo turno.

Isso explica por que o candidato do PRB vence os dois oponentes em simulações de segundo turno, embora a diferença pró-Russomanno tenha encolhido em relação às pesquisas anteriores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.