Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Família Tatto elege dois irmãos para a mesma legislatura na capital

Arselino, reeleito, e Jair dividiram votos em reduto no extremo sul

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Da ponte pra cá, Arselino. Da ponte pra lá, Jair."

Uma divisão geográfica eleitoral feita estrategicamente pela família Tatto, e que teve como referência a ponte da Capela, no extremo da zona sul de São Paulo, resultou num feito inédito na Câmara Municipal: a eleição de dois irmãos num mesmo mandato. Ambos são do PT.

Vereador há 24 anos, Arselino, 56, decidiu "dividir" seus votos no reduto eleitoral da família, conhecido como "Tattolândia", no extremo da zona sul, para eleger mais um irmão na política, desta vez o caçula e novato Jair, 44.

Além deles, Ênio Tatto é deputado estadual, e Jilmar Tatto, federal.

Para conseguir a façanha neste ano, os Tatto fizeram a seguinte divisão: Arselino fez campanha apenas na Capela do Socorro, em Parelheiros e no Grajaú, enquanto Jair explorou outras nove zonas eleitorais da zona sul.

O resultado não poderia ter sido mais preciso. Os 59.292 votos que Arselino teve sozinho em 2008 se dividiram pelos dois neste ano. Arselino somou 32.135 votos e Jair, 31.685, totalizando 63.820 votos para a família.

"Não foi fácil, mas a gente decidiu arriscar. Onde tinha campanha dele, eu não fazia. Onde tinha coisa minha, ele não ia", conta Jair.

Foi na medida. Mais de 90% dos votos de Arselino foram nas três zonas eleitorais em que atuou. Em Parelheiros, por exemplo, ele foi o vereador mais votado, com 14.911 votos. Lá, Jair teve apenas 237 votos.

Na zona eleitoral de Piraporinha, por sua vez, que compreende M'Boi Mirim, Jair teve o melhor desempenho, com 3.708 votos, sendo o quarto candidato mais votado. Ali, o irmão Arselino teve só 272 votos.

Adversários políticos disseram que a estratégia dos candidatos visa garantir uma cadeira na Câmara à família porque Arselino ainda aguarda julgamento de uma ação penal por suspeita de usar notas fiscais falsificadas para comprovar despesas de campanha em 2008. A família nega.

-

ATRÁS...
O PSD de Kassab, 3º em votos nominais para vereador, foi mal em votos na legenda: registrou só 10 mil

...DO DEM
Entre as legendas que receberam mais votos do que o PSD do prefeito de São Paulo estão sua ex-sigla, o DEM, o PR, o PDT, o PV, o PPS, e o PP de Maluf

41
mil é o número de votos na legenda que o PSOL recebeu na eleição para vereador; sigla perdeu apenas para PT, PSDB, PRB e PMDB

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.