Índice geral Poder
Poder
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mensalão - o julgamento

Em coro por José Genoino, petistas agridem repórteres

Cerca de 40 militantes isolaram ex-presidente do PT para evitar entrevistas

Ação feita ontem visava impedir repetição do 1º turno; naquela ocasião, ele comparou imprensa brasileira à ditadura

Rodrigo Paiva/Folhapress
José Genoino é cercado por grupo de militantes do PT em seção eleitoral de São Paulo
José Genoino é cercado por grupo de militantes do PT em seção eleitoral de São Paulo

MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO

Um grupo de militantes do PT agrediu jornalistas e formou um cordão de isolamento em torno de José Genoino, ex-presidente do partido, a fim de evitar a aproximação da imprensa enquanto ele se dirigia à sua seção eleitoral, ontem em São Paulo.

Ele chegou ao colégio eleitoral instalado na Universidade São Judas, no Butantã (zona oeste), por volta das 16h20. Logo em seguida, o petista foi cercado por aproximadamente 40 militantes, aos gritos de "Genoino".

Enquanto gritavam palavras de ordem ("partido, partido é dos trabalhadores" e "o povo na rua, a luta continua"), os petistas agrediram membros da imprensa com chutes, socos e empurrões -Oscar Filho, do 'CQC', precisou de atendimento médico.

A máquina fotográfica da equipe da Folha foi danificada após o repórter-fotográfico Rodrigo Paiva ser derrubado por um dos petistas.

Abraçado a militantes, Genoino sorriu, repetiu as palavras de ordem gritadas pelo grupo, mas não concedeu entrevistas. Após votar, um militante enrolou uma bandeira do Brasil no petista.

Durante a confusão, Rodrigo Scarpa, o Vesgo do programa "Pânico" (Band), tentou entregar a Genoino maços de cigarro "para o tempo em que ele passar na cadeia".

Neste mês, o petista foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal no caso do mensalão por formação de quadrilha e corrupção ativa (compra de apoio político para a base de sustentação do governo Lula [2003-2010]). As penas ainda não foram definidas pelo Supremo.

Em entrevista após as decisões do Supremo, ele disse: "Não me sinto condenado porque sou inocente".

ISOLAMENTO

Os ânimos estavam acirrados no local desde o início da tarde de ontem, quando a Polícia Militar foi chamada para evitar uma briga entre militantes tucanos e petistas.

O bate-boca teve início depois que os grupos começaram a manifestar apoio aos candidatos à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB).

Militantes do PT, que não quiseram se identificar, disseram que se reuniram ontem de forma "espontânea", a fim de evitar o que ocorreu com Genoino no primeiro turno.

Naquela ocasião, o ex-deputado federal comparou a imprensa brasileira à ditadura militar após ser questionado se tinha medo da prisão depois do julgamento do mensalão. "Vocês são urubus e torturadores da alma humana. Vocês fazem igual aos torturadores da ditadura. Só que agora não tem pau de arara, tem uma caneta", gritou Genoino aos repórteres.

NA INTERNET
Veja o vídeo com a ação de militantes petistas
folha.com/no1176751

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.