Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Secretário de Serra diz ter viabilizado ação contra Maluf

Luiz Antonio Marrey reagiu à afirmação do atual titular da pasta de Negócios Jurídicos

DIÓGENES CAMPANHA DE SÃO PAULO

Secretário de Negócios Jurídicos em 2005 e 2006, na passagem de José Serra (PSDB) pela Prefeitura de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey afirmou que a gestão do tucano lançou as bases para a repatriação de US$ 22 milhões desviados pelo ex-prefeito Paulo Maluf.

A administração municipal propôs em 2009 uma ação para a restituição dos valores bloqueados na ilha de Jersey, um paraíso fiscal britânico.

A seleção do escritório que defendeu a prefeitura no Reino Unido começou no governo da petista Marta Suplicy (2001-2004).

"A gestão Marta selecionou, mas não contratou. A gestão Serra contratou e tomou providências para buscar documentos em Jersey e obter o bloqueio do dinheiro", disse Marrey.

Na última sexta, a Corte Real de Jersey determinou que duas empresas atribuídas à família Maluf restituam o valor aos cofres públicos.

O atual secretário de Negócios Jurídicos, Claudio Lembo, disse à Folha que a ação havia sido iniciada pelo PT, hoje aliado de Maluf. "O PT moveu a ação e o PT vai cobrar", afirmou.

Lembo disse que o procurador-geral do município, Celso Coccaro, e ele próprio deram "muita celeridade" ao caso nos últimos quatro anos.

"Acho que deve ter sido apenas força de expressão. Não quero partidarizar", minimizou Marrey, que disse ter ido a Jersey em 2005 para solicitar judicialmente o acesso a documentos bancários e da Justiça local.

Segundo Marrey, os papéis britânicos serviram de base para ações do Ministério Público Estadual e Federal e para o processo de restituição do dinheiro, protocolado pela prefeitura em 2009, quando Lembo já era secretário de Negócios Jurídicos.

Procurado ontem para comentar a declaração de Marrey, o atual titular da pasta não respondeu ao contato da reportagem até a conclusão desta edição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página