Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

O especialista

Preocupados com o abalo na imagem de Luiz Inácio Lula da Silva em razão do Rosegate e do novo depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público, envolvendo o ex-presidente no mensalão e em outras acusações, amigos de Lula o aconselharam a contratar o ex-ministro Franklin Martins como seu porta-voz. A avaliação de petistas é que os atuais assessores de Lula não têm experiência em comunicação e que ele precisa fazer uma declaração mais alentada sobre as acusações.

-

Na área Franklin Martins se reuniu no Planalto com Dilma Rousseff há uma semana. Ele disse que irá trabalhar para aprovar o marco regulatório da imprensa no Congresso. Petistas voltaram levantar a bandeira de regulação da mídia após o julgamento do mensalão no STF.

Muita calma... O ministro Marco Aurélio Mello afirma que uma delação premiada de Marcos Valério só valerá para eventuais outros processos, não para o do mensalão. Ele disse que, embora Lula fosse chefe de Estado, também era chefe de governo, "safo e esperto". "Não é um ingênuo, mas [o que Valério diz] tem que ser provado".

...nessa hora Marco Aurélio, que foi vencido na proposta de diminuir a pena de Valério, afirma ser possível que o relator Joaquim Barbosa tivesse conhecimento do depoimento, mas diz não ter sido avisado. "Se ele comunicou aos pares, eu fui excluído do Clube do Bolinha."

Recado 1 Advogados do mensalão relatam que Valério tenta envolver Lula desde 2008. Durante interrogatório de Delúbio Soares na Justiça Federal, Marcelo Leonardo, advogado do empresário, quis que o ex-tesoureiro confirmasse reuniões entre ele, Valério e Antonio Palocci.

Recado 2 Leonardo pediu ainda que Delúbio revelasse se, de 2003 a 2005, frequentou a Granja do Torto, e na companhia de quem. O ex-tesoureiro se negou a responder por instrução da defesa.

Caixa Além de pagar as despesas do advogado de Valério, o PT bancou a defesa de outros réus do processo. Em 2005, após o escândalo estourar, o partido organizou uma "concertação" de vários advogados ligados à legenda para dividir a defesa dos réus.

Bem na fita Os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Carmen Lúcia receberão hoje homenagem do Congresso pela sua atuação no Judiciário, pouco antes de o STF decidir pela perda dos mandatos dos parlamentares condenados no mensalão. Eles votaram pela tese de que a última palavra é do Legislativo.

Zás-trás O relatório da Polícia Federal sobre a Operação Porto Seguro, concluído na última sexta-feira em tempo recorde, é quase uma reprodução dos primeiros indiciamentos feitos pela Polícia Federal quando as prisões e buscas foram deflagradas.

Veja bem Ao indiciar tardiamente Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, por formação de quadrilha, a PF ressalta que se baseou em evidências de que ela teve relação econômica com o grupo que traficava influência, "e não nos relacionamentos políticos inerentes à sua função".

Medo Os advogados de Rose entraram com petição nos autos da operação dizendo que a ex-funcionária recebeu ameaças por e-mail.

Por fazer Na pressa de concluir a operação, a PF lista no final do relatório nove pendências, entre elas análise de material apreendido.

Visita à Folha José Auriemo Neto, presidente da incorporadora JHSF, visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

-

tiroteio

"Condenado a 40 anos de prisão, Valério transforma seu último suspiro em uma agressão sem credibilidade nem prova."

DO LÍDER DO GOVERNO NO SENADO, EDUARDO BRAGA (PMDB-AM), diante do novo depoimento do operador do mensalão à Procuradoria-Geral da República.

-

contraponto

Portas em automático

Na semana passada, audiência pública de duas comissões na Câmara debateu com representantes do governo e de companhias aéreas os gargalos da aviação civil e o preço das passagens. Ao notar que a plateia era composta apenas por deputados de seu partido -entre eles Fábio Faria (RN) e José Carlos Araújo (BA)- o líder do PSD, Guilherme Campos (SP), que presidia a sessão, brincou:

-Isso aqui está parecendo mais um debate partidário!

Tamanho quórum se explica: prestes a integrar oficialmente a base de Dilma Rousseff em 2013, o PSD já manifestou preferência pela Secretaria da Aviação Civil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página