Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Apoiadores de Marina fazem 'plebiscito' por nome de partido

Enquete na internet reúne 40 opções para escolha até segunda

NATÁLIA PEIXOTO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alinhados com o discurso de Marina Silva, apoiadores da ex-ministra do Meio Ambiente estão promovendo uma espécie de "plesbicito virtual" para escolher o nome de seu novo partido.

A enquete foi organizada a partir de sugestões de internautas e reúne 40 nomes para serem escolhidos até às 12h da próxima segunda-feira.

Os nomes mais votados para a nova sigla, até a tarde de ontem, eram "Semear" (Sustentabilidade, Educação, Meio ambiente, Ética e Renovação) e Movimento Sustentabilidade e Cidadania, segundo Geraldo Oliveira, integrante do movimento Nova Política, grupo responsável pela consulta online.

Apenas participantes registrados pelo grupo podem participar da votação.

Entre as outras opções estão nomes como "Gaia", "Rede Verde", "Plural", "Partido da Terra" e "Brasil Vivo".

A proposta do movimento é levar as três opções mais populares para a própria Marina bater o martelo, o que deverá ocorrer em um encontro na terça-feira, em São Paulo. Na ocasião, Marina vai conversar com seus simpatizantes sobre como será o processo para criar a legenda.

A escolha do nome é o que falta para os marineiros irem às ruas colher as cerca de 500 mil assinaturas necessárias para criar o partido. Para viabilizar a candidatura em 2014, a sigla precisa ser criada até outubro deste ano, prazo exigido pela lei eleitoral.

O movimento de apoio à Marina surgiu em 2011, após ela deixar o PV. Um ano antes, ela conquistou quase 20 milhões de votos na disputa pela Presidência.

Apesar do engajamento de grande parte dos membros, o grupo de apoiadores foi criado com o propósito de ser multipartidário e, segundo alguns participantes, continuará com atividades independentemente da nova sigla.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página