Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Fantasmas da seca

Relatório inédito do Ministério da Integração aponta indícios de fraude em cinco dos 14 lotes da transposição do São Francisco, principal obra do PAC no Nordeste e cuja realização está atrasada em cinco anos. O processo foi enviado ao TCU e ao Ministério Público Federal. A investigação teve início em maio de 2012, quando empreiteiras contratadas tentavam receber por serviços não realizados, incluindo desde escavações até a retirada de pedras de locais onde não havia canteiros.

-

Onde pega Foram listadas irregularidades nos lotes 1, 2, 9, 10 e 11. O pente-fino no lote 9 já foi finalizado. Os processos restantes serão averiguados pela Consultoria Jurídica do ministério até abril. A varredura não estimou o prejuízo aos cofres públicos. O cálculo caberá ao TCU.

Conluio Além da devolução de valores recebidos, as empreiteiras citadas poderão ser excluídas de concorrências públicas por até dois anos. O documento também acusa a empresa contratada pelo governo para fiscalizar a obra de acobertar as falhas.

Outro lado O ministério confirma as investigações, mas só irá se pronunciar após defesa das empresas, o que deverá ocorrer em um prazo de 15 dias. Os casos apurados são relativos ao período de março a dezembro de 2010.

Repaginado Pré-candidato ao governo do Rio, Luiz Fernando Pezão passa por série de procedimentos estéticos em preparação para o pleito. O vice de Sérgio Cabral emagreceu e fez tratamento dentário. Em março, usará as inserções do PMDB para se apresentar na TV.

Desagravo A despeito das críticas de seu partido a Roberto Gurgel, Domingos Dutra (PT-MA) atacou, na tribuna da Câmara, Fernando Collor (PTB-AL), algoz do Procurador-Geral da República. "Não creio que [Collor] tenha autoridade moral para questionar o Ministério Público".

Genuflexório O silêncio protocolar de governo de Dilma Rousseff sobre a renúncia de Bento 16 chamou a atenção de observadores da diplomacia internacional. Ontem, o Itamaraty emitiu nota oficial sobre os testes nucleares norte-coreanos, mas não se manifestou a respeito da mudança no Vaticano.

Número mágico O QG de Fernando Haddad trabalha com a perspectiva de conquistar 42 votos entre 55 possíveis para aprovação, com margem razoável de segurança, do pacote de projetos que o prefeito enviará à Câmara paulistana após a folia.

Vem comigo Para atingir a marca, os responsáveis pela articulação política do PT intensificarão o corpo a corpo com as bancadas independentes até a próxima semana. Espaço no governo e influência nas subprefeituras estão no "kit" de sedução.

‌ Sabor do campo Candidata a assumir ministério na cota do PSD, a senadora Kátia Abreu (TO) exibiu nas redes sociais fotos de pamonhas que diz ter preparado com amigas em sua fazenda durante o feriado de Carnaval. "Ficou deliciosa: doce, salgada ou com pimenta."

Reação... Mesmo com a onda de ataques do crime organizado ganhando corpo em Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) vê com reservas o envio de tropas da Força Nacional de Segurança ao Estado. Até ontem, 29 cidades haviam sido afetadas.

... em cadeia Aliados do governador dizem que os agentes federais são treinados para ações cirúrgicas em morros, confrontos de rua e tomada de posições. E que a gênese da crise catarinense está nos presídios. "O que nos ajudaria é apoio na inteligência policial", afirma um interlocutor de Colombo.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Lula não aceita ser papa porque já se acha Deus. E, como Terceira Pessoa da Trindade, pretende inspirar os cardeais no conclave.

DE JOSÉ HENRIQUE REIS LOBO (PSDB), ex-secretário do governo José Serra, relacionando a sucessão de Bento 16 à conduta do petista como ex-presidente.

contraponto

Direto ao ponto

Na semana passada, Dilma Rousseff recebeu congressistas do PR, fechando rodada de conversa com líderes do partido. Presente ao encontro, o deputado Anthony Garotinho (RJ) desandou a relembrar os tempos em que ele e a presidente eram filiados ao PDT, legenda de Leonel Brizola. Após alguns minutos do discurso do ex-governador do Rio, Alfredo Nascimento (AM), líder do Senado, interrompeu Garotinho.

Nascimento, presidente da sigla brincou:

-Ei, vamos parando por aqui porque até você chegar no PR vai acabar o nosso tempo com a presidente...


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página