Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Oposição diz que governo de Agnelo forjou defesa

Deputada fala que houve montagem no recuo de lobista da acusação contra petista

Vídeo em que Daniel nega ter pago propina foi divulgado por aliado após receber visita de assessor do governador

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

A deputada distrital Celina Leão (PSD) acusou ontem um integrante do primeiro escalão do governo do Distrito Federal de participação na divulgação de um vídeo para livrar o governador Agnelo Queiroz (PT) da suspeita de recebimento de propina.
Celina, presidente da Comissão de Ética, apresentou imagens do circuito interno da Câmara que mostram o chefe da Casa Militar do governo, coronel Rogério Leão, entrando no gabinete do líder do PT, Chico Vigilante, com uma sacola, minutos antes de o deputado distribuir o vídeo favorável a Agnelo.
Tratava-se do segundo vídeo protagonizado pelo lobista Daniel Tavares e divulgado na semana passada. No primeiro, em depoimento à deputada Celina Leão, ele acusou o governador de receber propina para ajudar um laboratório e, como prova, apresentou um comprovante de depósito de R$ 5.000 na conta de Agnelo.
No segundo, distribuído por Vigilante, o lobista disse que o dinheiro era devolução de um empréstimo feito por Agnelo, a mesma explicação dada pelo governador.
As imagens apresentadas ontem mostram que Leão chega à Câmara às 14h53, Chico Vigilante sai do gabinete às 15h02, e o coronel, às 15h09. O vídeo foi distribuído por volta das 16h.
"Está claro que houve a compra de uma testemunha e o uso da máquina pública", afirmou Celina. "Se fosse uma reunião de trabalho, ele (Leão) não iria de sacola, sem assessores, e o deputado não teria deixado o coronel sozinho no gabinete."
A deputada, contudo, diz que apenas uma investigação da Polícia Federal pode comprovar se houve a participação de pessoas do governo. As imagens já foram entregues à PF e ao Ministério Público Federal.
Chico Vigilante nega a acusação de Celina. Ele afirmou ter se encontrado rapidamente com Leão para tratar da reestruturação da carreira de policial militar. "Como eu estava de saída, encaminhei ele para meu chefe de gabinete", disse o deputado.
Em nota, o coronel confirmou a versão de Chico Vigilante. "A passagem pela Câmara é absolutamente rotineira e nada tem de irregular. Tenta-se, mais uma vez, estabelecer uma farsa, uma versão contaminada por uma luta política desleal."
Chico Vigilante disse que o vídeo foi entregue a ele por uma "fonte" na manhã terça. Naquele dia, no entanto, ele deu outra versão. Disse, em plenário, que o vídeo teria sido entregue na segunda à tarde. O video desmente esta segunda versão, pois mostra imagens de um site com notícias das 19h de segunda.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.