São Paulo, terça-feira, 01 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maioria dos legislativos estaduais são governistas

DE SÃO PAULO

A maioria das bancadas de deputados estaduais que assumem hoje chega ao poder sob o signo do governismo.
Levantamento feito pela Folha mostra que em ao menos 19 Estados os governos terão maioria no Legislativo.
Em alguns, como SP, MG, MT e PR, a oposição não terá nem sequer um terço dos deputados, número suficiente para criar CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Sem força política, os oposicionistas também não são eleitos para cargos de peso, capazes de influir na votação de propostas de interesse do Executivo.
Em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) terá o apoio de 67 dos 94 deputados. Os deputados paulistas só tomam posse em 15 de março. Mas já há definição de quem será o presidente: Barros Munhoz (PSDB) deve ser reeleito, com candidatura única.
No Espirito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) não deverá ter oposição. Mesmo partidos que disputaram a eleição contra ele, estarão na sua base.
É o caso do PPS, que já negocia cargos no governo capixaba. "Estamos "fechadinhos" com ele", disse a presidente da legenda no Estado, Marília Belotti.
Dos 77 deputados estaduais mineiros, o governador Antonio Anastasia (PSDB) deverá ter, no máximo, 23 oposicionistas. Alguns dos oito deputados do PMDB, hoje na oposição, podem apoiar o governo.
No Rio, Sérgio Cabral (PMDB) continuará com maioria, mas deve ter uma oposição mais forte em relação ao primeiro mandato.
Isso se deve ao crescimento do PR, partido do ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ), que, com nove deputados eleitos, passou a ser a terceira maior bancada.
Os outros Estados com maioria governista são AC, AL, AM, AP, BA, CE, GO, MS, MT, PA, PE, PI, RS e SC. (SÍLVIA FREIRE, FILIPE MOTTA, LUIZA BANDEIRA e GUILHERME VOITCH)


Texto Anterior: Assembleia tem 8 diretorias mas emprega 70 diretores
Próximo Texto: Candidatos repetem propostas de sempre na eleição da Câmara
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.