São Paulo, quarta-feira, 01 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Impeachment de Collor volta à galeria histórica do Senado

Anteontem, após reinauguração de mostra, Sarney classificou o caso de "acidente"

DE BRASÍLIA

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recuou ontem da decisão de excluir o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL) da galeria dos principais fatos históricos da Casa.
Sarney chegou a classificar anteontem o impeachment de "acidente", mas recuou diante da repercussão negativa da retirada.
"Acabo de determinar à sessão competente do Senado, sua administração, que faça constar na referida exposição o impeachment do presidente Collor, uma vez que nós não temos nada para esconder nesta Casa", disse o presidente do Senado.
Em vídeo postado no blog do Senado, Sarney afirma que não era o curador da exposição de fotos que integram os painéis, por isso não foi sua responsabilidade excluir o impeachment.
A galeria, com 16 painéis, fica em um corredor entre os gabinetes dos senadores e o plenário. É um dos lugares mais visitados da Casa e passou por reforma, sem custos, segundo a Secretaria de Comunicação do Senado.
Em 2007, às vésperas da posse de Collor no Senado, a Casa já havia retirado as referências ao caso, mas recuou e algumas imagens acabaram inseridas no espaço.
O painel que retrata a gestão Collor mostra, por exemplo, a aprovação de projetos como o tratamento gratuito de HIV e o "Estatuto das Micro e Pequenas Empresas".
Collor renunciou momentos antes de o Senado decidir pelo impeachment, em 1992. Mesmo assim, os senadores aprovaram a perda do cargo.


Texto Anterior: Outro lado: Todos os bens estão registrados, afirma assessoria
Próximo Texto: Paraná: Governo cancela aposentadorias vitalícias de quatro ex-governadores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.