São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

Garotinho desiste de disputar governo

Com base em liminar, ex-governador será candidato a deputado federal

Se registro for cassado após 3 de outubro, votos que político receber serão contabilizados para candidatos do PR


FÁBIO GRELLET
DO RIO

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho desistiu de disputar o governo do Estado. Ele será candidato a deputado federal pelo PR.
A desistência foi anunciada ontem no final da tarde durante convenção do partido no Rio, um dia depois de o ex-governador ter conseguido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liminar contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio que o tornou inelegível por três anos.
O tribunal o condenou por abuso de poder econômico às vésperas da eleição municipal de 2008. Na ocasião, Garotinho usou seu programa de rádio para entrevistar a própria mulher, Rosinha, então candidata à Prefeitura de Campos (RJ).
Rosinha foi eleita, mas a mesma decisão que tornou Garotinho inelegível cassou o mandato dela.
A questão continua pendente, já que o TSE ainda não julgou o mérito da questão. Se a candidatura de Garotinho for impugnada antes das eleições, os votos que ele eventualmente receber serão desconsiderados.
Mas, se seu registro for mantido até 3 de outubro -mesmo que venha a ser cassado posteriormente-, os votos que receber serão contabilizados para seu partido, que, assim, poderá eleger mais deputados federais.
Essa parece ser a estratégia do ex-governador. Em seu blog, ele afirmou que a desistência de concorrer ao governo do Estado "atende a um pedido da família".
Mas informa que, ao disputar as eleições para deputado, planeja ser um grande puxador de votos para o PR.
Com a desistência, o candidato ao governo do Rio pelo PR será Fernando Peregrino, ex-secretário nas gestões de Garotinho e Rosinha.


Texto Anterior: Paraná: Candidatura de Osmar Dias é oficializada
Próximo Texto: Presidente 40/Eleições 2010: PSC migra da chapa de Serra para a de Dilma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.