São Paulo, segunda-feira, 01 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ministério afirma que prioridade atual é "qualificar" assentamentos

DE BRASÍLIA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário confirma que houve uma "mudança de foco" e que sua prioridade hoje é "qualificação dos assentamentos", com o aumento do gasto com crédito para pequenos agricultores e com o desenvolvimento de projetos já implantados.
Em nota, o ministério informou que os "esforços empreendidos pelo Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] consistem em estabelecer a consolidação da estrutura já alcançada no meio rural, a fim de permitir desenvolvimento aliado à sustentabilidade".
Para o ministério, é necessário ver o cenário "não apenas com base em números relacionados à obtenção de terras para a implantação de assentamentos".
A nota do ministério também diz que outros dados demonstram essa mudança de foco. "A prestação de serviços de assistência técnica foi garantida a quase 300 mil famílias em 2010. No ano de 2003, o atendimento havia sido de 95 mil famílias."
Segundo a nota, a obtenção de terras "não foi abandonada, tanto que, das 924 mil famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária, 614 mil foram assentadas entre 2003 e 2010".
José Batista Oliveira, membro da coordenação nacional do MST, nega a cooptação e diz que o movimento nunca teve pacto com o governo.
A CNA (Confederação Nacional da Agricultura) não se pronunciou.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Imprensa não pauta Dilma, diz Carvalho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.