São Paulo, sexta-feira, 01 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chance de 2º turno acirra disputa entre Fogaça e Yeda

Candidatos concentrarão esforços na região metropolitana nesta reta final

A atual governadora acredita na mesma virada de 2006, quando também aparecia em terceiro nas pesquisas

GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE

A possibilidade de a eleição para o governo do Rio Grande do Sul não ser decidida neste domingo esquentou a disputa entre José Fogaça (PMDB) e a governadora Yeda Crusius (PSDB) por uma vaga no segundo turno.
Na reta final, eles travam uma disputa entre si ao mesmo tempo em que tentam enfraquecer Tarso Genro (PT), que lidera as pesquisas. Segundo o Datafolha, o petista tem 45% das intenções de voto contra 25% do peemedebista e 15% da tucana.
Considerados os votos válidos (excluídos indecisos, brancos e nulos), Tarso chega a 52% -a margem de erro é de três pontos percentuais.
Além da capital, Fogaça e Yeda concentrarão seus esforços da reta final na região metropolitana, onde a dianteira do petista é maior.
A briga ficou mais acirrada na quarta, quando o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) tirou 2min26s da propaganda de Yeda após a tucana invadiu o tempo destinado aos candidatos a deputado. O pedido partiu da coligação liderada pelo PMDB. A decisão revoltou Yeda. Segundo ela, o tribunal negou pedidos similares contra os rivais.
Neutro na disputa presidencial, Fogaça tenta reduzir a força da presença de Lula e Dilma na campanha de Tarso insistindo no discurso de que ele é o único candidato capaz de manter uma boa relação com o Planalto independentemente de quem seja eleito.
Yeda aposta suas fichas na repetição do fenômeno de 2006, quando foi eleita apesar de figurar em terceiro lugar nas pesquisas.
"O povo não mudou. O eleitor está conhecendo melhor o governo e quando conhece avalia melhor."


Texto Anterior: Bornhausen e Amin comandam resistência ao lulismo em SC
Próximo Texto: Procuradoria liga governador de TO a investigados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.