São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aprovação no Sul e no Sudeste supera a do Nordeste

DE BRASÍLIA

As regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste deixaram de ser as que mais aprovam o governo de Dilma Rousseff.
Pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem mostra que, pela primeira vez, o Sul e o Sudeste possuem os maiores percentuais de pessoas que consideram a atual administração ótima ou boa, com 57% e 52%, respectivamente.
O levantamento revela que continua oscilando para baixo a boa avaliação do governo nas regiões Norte/Centro-Oeste (que são classificadas juntas) e Nordeste. A Norte/Centro-Oeste era no primeiro levantamento do ano, em março, a que apresentava o maior índice de pessoas que avaliavam o governo com bom ou ótimo, com 63%. O índice caiu para 47% em julho e agora está em 43%.
Um cenário semelhante foi registrado no Nordeste, onde o índice passou de 61% para 52%, na segunda pesquisa, e agora está em 50%.
O Sul e o Sudeste apresentaram alta em relação ao levantamento de julho. No Sul, a quantidade de entrevistados que consideram bom ou ótimo o governo havia caído de 52%, em março, para 45% em julho, e agora subiu para 57%. No Sudeste, antes da alta no último levantamento, o índice havia caído de 53% para 47% de março a julho.
"Houve uma mudança no apoio regional à presidente Dilma", disse o gerente-executivo da unidade de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca. No país, o percentual dos que consideram o governo Dilma ótimo ou bom passou de 56% em março para 48% em julho e agora chegou a 51%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos. O índice dos que avaliam o governo como regular passou de 36% para 34%, e os que o avaliam como ruim ou péssimo passou de 12% para 11%.
O levantamento também mostra que a aprovação da presidente está em 71% (era 73% em março e 67% em julho). Esse índice de aprovação é mais alto que os 69% obtidos pelo presidente Lula no mês de setembro de 2003, seu primeiro ano de governo.
A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 20 de setembro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 141 municípios.


Texto Anterior: País deve aproveitar crise para baixar juro, diz Dilma
Próximo Texto: Europa: Dilma viaja e participa de cúpula na UE
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.