São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo Dilma emplaca comando do Congresso

Com folga, Marco Maia (PT) é eleito na Câmara, e Sarney(PMDB), no Senado

DE BRASÍLIA

Em um Congresso caracterizado pela ampla maioria governista, Senado e Câmara elegeram ontem, respectivamente, José Sarney (PMDB-AP) e Marco Maia (PT-RS) com vitórias folgadas e apoio de uma oposição desorganizada.
Escolhido pela quarta vez, Sarney, 80, disse que a ética tem sido seu "exemplo de vida", mas não fez menção à crise que do Senado em 2009, sob seu comando. Elegeu-se com 70 dos 81 votos.
Maia, 45, saiu da condição de azarão dentro de seu próprio partido, e recebeu 375 dos 509 votos.
A ampla base de apoio a Dilma, porém, não é certeza de facilidade legislativa. Hoje, Dilma levará sua mensagem ao Congresso e sentirá de perto a resistência de aliados ao projeto de salário mínimo de R$ 545.
A posse do novo Congresso foi marcada pela tietagem aos "parlamentares-celebridades" como Romário e Tiririca, cercado por colegas e curiosos.
No Senado, Aécio Neves (PSDB-MG) foi recebido como líder da oposição e Lindberg Farias (PT-RJ) e Fernando Collor (PTB-AL) se reencontraram, 18 anos depois do impeachment do ex- presidente.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Triunfo de Marco Maia é turbinado por apoio da oposição na Câmara
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.