São Paulo, sábado, 02 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Declaração de Bolsonaro é "caso explícito de racismo", diz ministra

Luiza Bairros, da Igualdade Racial, pede providências 'coerentes'

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, classificou as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) sobre a possibilidade de um filho se apaixonar por uma mulher negra como um "caso explícito de racismo". Ela pediu que a Câmara adote providências "coerentes" com as reações da sociedade.
"Da maneira como estão sendo encaminhadas é provável que ele [Bolsonaro] seja interpelado e vamos esperar que a Câmara possa agir com a firmeza que a sociedade espera, porque não podemos admitir mais declarações tão explicitamente racistas como essas", afirmou a ministra em entrevista ontem ao programa "Bom Dia, Ministro".
Na Câmara, ontem foi a vez do líder do PT, Paulo Teixeira (SP), cobrar previdências legais sobre o caso. Ele lembrou que Bolsonaro é "reincidente em suas atitudes preconceituosas".
Também em nota, o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, diz que o deputado violou a Constituição. Segundo ele, as declarações são "incompatíveis com a dignidade do Parlamento e com a relevância do cargo de deputado".
Cavalcante afirmou ainda que a Câmara deve abrir processo contra o congressista por quebra de decoro e, se for o caso, afastá-lo das funções
A declaração reforça o pedido do presidente da OAB do Rio, Wadih Damous. Além dessa, há outras cinco representações contra o deputado.
O deputado virou alvo de polêmica na última segunda, quando Preta Gil perguntou no programa da "CQC", da Band, como ele reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra. "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados."


Texto Anterior: Opinião contra: Fechar a lista é cassar o direito dos eleitores de fazer escolhas
Próximo Texto: Citado em escândalo, deputado mantém influência em Furnas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.