São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Debates vão exigir programas e propostas dos candidatos

LUIZ GUILHERME PIVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O calendário eleitoral se aproxima das rodadas decisivas. Na quinta-feira, haverá o primeiro debate na TV (Bandeirantes) entre candidatos a presidente. Pode ser o início de uma fase nova na campanha, na qual temas programáticos tomem lugar do bate-boca que reina até aqui.
Não que o bate-boca não ajude os eleitores na definição do voto. Muitos tomam posição a partir justamente de acusações, insinuações e suspeitas que os candidatos lançam contra os oponentes.
É por isso que os candidatos se dedicam tanto ao alarido que domina o noticiário -e que poderá estar presente também nos debates.
Mas sempre se espera que diretrizes e propostas constituam o discurso central dos presidenciáveis. Com os debates, Dilma, Marina e Serra não poderão evitar a cobrança para que se manifestem sobre temas incômodos.
Dilma deverá enfatizar a continuidade do governo, destacando os resultados econômicos e os programas sociais. Mas deverá ser instada, por Serra, a falar sobre política externa (Irã e Farc) e ser cobrada, por Marina, sobre questões ambientais (Belo Monte, por exemplo).
Serra tentará convencer que pode aperfeiçoar a atual gestão, provavelmente argumentando em favor da desvalorização do câmbio e da redução dos juros como forma de evitar crises. Mas Dilma deverá convocá-lo a se manifestar sobre a relação do governo com o Banco Central e o mercado financeiro e sobre o futuro do Bolsa Família.
E Marina certamente reforçará seu discurso pelo desenvolvimento sustentável, mas deverá ter que responder sobre a harmonização entre tal diretiva e investimentos prementes em infraestrutura.
Outros temas importantes são privatizações, segurança pública, drogas e papel do Estado nos investimentos.

LUIZ GUILHERME PIVA, economista e cientista político, é diretor da LCA Consultores. Publicou "A Miséria da Economia e da Política" (Manole).


Texto Anterior: Candidatos iniciam hoje "operação JN"
Próximo Texto: Berzoini diz ter pedido apuração de dossiê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.