São Paulo, sexta-feira, 02 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CONTAS PÚBLICAS

TCE do Paraná adota programa para população fiscalizar gastos

DE CURITIBA - O Tribunal de Contas do Paraná adotou nesta semana um programa pioneiro de fiscalização de gastos públicos pela população.
O Plano Anual de Fiscalização Social será aplicado às contas das prefeituras e vai funcionar em parceria com universidades, observatórios sociais e entidades de classe.
"Queremos dividir a responsabilidade com a sociedade", afirma o presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães.
O tribunal pagará bolsas a até 300 professores e estudantes das nove universidades parceiras, que vão coordenar os trabalhos. Neste primeiro ano, as auditorias ficarão centradas em programas de transporte escolar, gestão do lixo e aquisição de medicamentos, num número de municípios ainda a ser definido.
Em Ponta Grossa (113 km de Curitiba), por exemplo, a Universidade Estadual vai fiscalizar a aquisição de medicamentos pela prefeitura.
Os temas mudarão ano a ano, conforme as sugestões da população. Em algumas cidades, as universidades produzirão indicadores de qualidade das políticas públicas.
Os relatórios da fiscalização serão encaminhados ao TCE, onde serão apreciados e podem gerar medidas de recomendação ou sanção, assim como os relatórios feitos pelos próprios técnicos do tribunal.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.