São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JUSTIÇA ELEITORAL

TSE libera candidatura de Lessa e analisa registro de Weslian Roriz

DE BRASÍLIA E DA ENVIADA A MACEIÓ - "O começo da vitória foi ontem", disse o candidato ao governo de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) ao comentar a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de liberar o registro de sua candidatura.
Anteontem à noite, por 5 votos a 2, o TSE entendeu que a Lei da Ficha Limpa não pode retroagir para aumentar um prazo de inelegibilidade que já foi cumprido.
Lessa foi condenado em 2004, quando era governador do Estado, por abuso de poder político e considerado inelegível por três anos. Ele teve o registro de candidatura negado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas com base na nova lei.
Para Lessa, a decisão do TSE neutraliza a campanha de seus adversários, que dizem que ele está fora da disputa. Anteontem, segundo ele, foram distribuídos panfletos apócrifos em Maceió, dizendo que ele é inelegível.
"Não adianta esse desespero deles. Vamos para o segundo turno."
Lessa está empatado tecnicamente com o ex-presidente Fernando Collor (PTB) e com o atual governador, Teotonio Vilela Filho (PSDB), segundo pesquisa do Ibope.
Anteontem, o TSE liberou também a candidatura de Jackson Lago (PDT) ao governo do Maranhão, que havia sido barrada com base na lei.
A menos de 24 horas das eleições, o TRE-DF analisa hoje a validade da candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao governo local.
A candidata entrou na disputa há oito dias, após a desistência de Joaquim Roriz, seu marido. Ela pretende recorrer ao Supremo caso o TRE vete sua participação.
O TSE já definiu que ficam "suspensos" os votos recebidos pelos políticos que não conseguiram o registro da candidatura, mas tenham recurso ainda em análise. Se o registro de Weslian for deferido, a apuração prossegue.
Para o Ministério Público Eleitoral, a candidatura de Weslian legitimaria "candidaturas-laranjas".


Texto Anterior: Outro lado: Tucano afirma que não tem dinheiro para pagar honorário
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.