São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tucano eleito conseguiu barrar nove pesquisas

DO ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA
DE CURITIBA

A coligação que elegeu Beto Richa (PSDB) ao governo do Paraná conseguiu que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) censurasse, nas últimas duas semanas, nove pesquisas eleitorais. Três delas, do Instituto Datafolha.
A Folha apurou que a estratégia da coligação em pedir impugnação na Justiça aconteceu após a pesquisa Datafolha, divulgada no dia 16 de setembro, indicar uma aproximação de Osmar Dias (PDT) nas intenções de voto (Richa tinha 45% e Dias, 40%).
Os pedidos de impugnação continham as mais variadas contestações. A coligação conseguiu com que o TRE censurasse três pesquisas Datafolha, uma Vox Populi, uma da Radar Estatística e outra da Alvorada (empresas paranaenses), e três do Ibope.
A cúpula do comando tucano nega que a estratégia de censurar os levantamentos era política.
À noite, já eleito, Richa voltou a criticar as pesquisas. Disse que tinha ""desconfiança das pesquisas que estavam sendo divulgadas por aí". Por isso recorreu ao TRE. (JM e DV)


Texto Anterior: Paraná: Beto Richa vence com 52% dos votos
Próximo Texto: Alagoas: Collor fica fora do 2º turno, que terá Teotonio e Lessa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.