São Paulo, domingo, 05 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TELECOMUNICAÇÕES

Telebrás deve ser incorporada a projeto da rede de TV digital pública

DO RIO - O megaprojeto do governo federal de implantar a rede pública de TV digital deve ser modificado. Em vez de contratar um satélite privado para levar a programação dos estúdios às torres de transmissão, em 273 municípios, o governo federal cogita usar a rede de fibra óptica da Telebrás.
A mudança foi admitida à Folha pela presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Tereza Cruvinel. Segundo ela, isso reduziria custos.
O governo previu gastar até R$ 2,8 bilhões, em 20 anos, para custear a transmissão dos canais estatais em sinal digital. A rede será construída por parceria público-privada.
A minuta do edital de licitação internacional para escolha da empresa ou consórcio para construir e operar a rede foi colocada em consulta pública em dezembro de 2009.
A EBC planejava inaugurar a transmissão em São Paulo e no Rio de Janeiro ainda no governo Lula, mas questionamentos do TCU e as eleições inviabilizaram o cronograma.
Pelo menos um consórcio internacional foi formado para disputar a licitação. Ele reúne as empresas brasileiras Engevix (de engenharia) e Linear (fabricante de equipamentos de transmissão) e as japonesas Marubeni e NHK, que opera rede semelhante no Japão.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Grupo ligado a órgão da UnB é condenado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.