São Paulo, sábado, 07 de agosto de 2010

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Dilma deve evitar citar Lula em debates

Estratégia, que já foi utilizada no embate de anteontem, é tentar reforçar que a petista atuou no comando do país

Avaliação do PT é que 1º debate terá "efeito nulo" na campanha e que, apesar de nervosa, ela cumpriu o objetivo


ANA FLOR
DE SÃO PAULO
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

A estratégia da petista Dilma Rousseff de escassear citações ao presidente Lula em suas falas -no debate de anteontem à noite ele apareceu pela primeira vez apenas no terceiro bloco, em meio a uma pergunta a José Serra (PSDB) -deve se tornar regra nos próximos embates.
A tentativa é reforçar que Dilma atuou no comando do país -por isso ela usou à exaustão "nosso governo". Sempre que se referia à gestão federal como "nós", reforçava o antagonismo entre o governo atual e o governo "deles", isto é, dos tucanos.
Lula apareceu nas considerações finais da petista: "Tive a honra de coordenar a equipe de ministros do presidente Lula".
A tática foi definida durante a preparação da candidata para o debate.
Ao utilizar "nós" para falar de ações do governo, Dilma buscou antagonizar o projeto atual, que diz representar, com o de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), do qual Serra foi ministro.
Ontem, em São Paulo, Dilma voltou a martelar que seu adversário foge da administração FHC. "O governo Fernando Henrique é herança e patrimônio dele [Serra]."

EFEITO NULO
Apesar de reconhecer tropeços iniciais da candidata, a avaliação da equipe de Dilma é que o primeiro debate presidencial terá "efeito nulo" sobre a campanha.
Segundo definição de um dos coordenadores da campanha, Dilma jogou pelo empate na sua primeira experiência e atingiu seu objetivo.
Após o debate, a sensação entre os assessores da petista foi de "alívio".
Para avaliar o resultado do debate, o marqueteiro de Dilma, João Santana, montou núcleos de pesquisas qualitativas em dez capitais, com grupos diferentes de eleitores -de serristas, dilmistas e indecisos- que acompanharam o evento do início ao fim.
A equipe de Dilma trabalha agora para que ela chegue chegue "afiada" ao último deles, o da Globo, que tem mais audiência.
O objetivo é reforçar a necessidade de "passar sua mensagem" em um ou dois minutos, com raciocínio fechado e menos nervosismo.


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