São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Gleisi faz afagos na oposição e diz a Aécio que precisará de sua ajuda

Com perfil técnico, ministra afirma que não descuidará da política

GABRIELA GUERREIRO
ANA FLOR
MÁRCIO FALCÃO

DE BRASÍLIA

Ao assumir a Casa Civil e se despedir do Senado, a ministra Gleisi Hoffmann indicou que não deixará de lado a atuação política, apesar de ter recebido a incumbência da presidente Dilma de cuidar da gestão do governo.
A nova ministra fez afagos no PT e no PMDB, principal aliado do governo no Congresso, e também na oposição -a quem prometeu uma "convivência respeitosa".
Gleisi afirmou que sua escolha "manifesta o apreço [de Dilma pelo] Congresso". Citando o exemplo da petista -que era um quadro técnico e acabou se tornando presidente- disse acreditar que "a política dá sentido à técnica e esta qualifica a política".
Em uma sinalização de diálogo com a oposição, Gleisi afirmou que "viver exposta a pontos de vista contraditórios" é uma "condição" da vida política. "Todos foram adversários duros no debate, mas prevaleceu sempre a convivência democrática."
Antes de subir à tribuna do Senado para seu discurso de despedida, Gleisi fez um apelo ao senador: "Vou precisar de ajuda aqui no Congresso".
O tucano sorriu, fez elogios a sua competência e prometeu diálogo.
No discurso de posse no Palácio do Planalto, Gleisi citou o nome da presidente Dilma 11 vezes. Lembrou ainda de quanto trabalharam lado a lado na transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva, no fim de 2002.
A ministra citou ainda seu antecessor, Antonio Palocci, afirmando que era um desafio continuar seu trabalho.
Não mencionou, no entanto, as acusações que levaram à demissão do petista.


Texto Anterior: Petrobras: Ex-ministro deve sair de conselho
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.