São Paulo, sábado, 09 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Emprego na indústria de SP tem maior queda do país

Estado concentra setores que são mais afetados por juros e câmbio

Em maio, total de vagas na indústria de SP caiu 0,7% ante o mesmo mês de 2010, mas cresceu 1,3% no restante do país

PEDRO SOARES
DO RIO

Apesar de o mercado de trabalho ainda estar resistindo à artilharia do governo para conter a inflação, a indústria paulista, força motriz do setor no país, já começa a apresentar crescimento menor na taxa de emprego que em outras regiões.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o emprego na indústria cresceu 3,5% nos últimos 12 meses encerrados em maio. Em São Paulo, a alta foi menor: 2,2% -a taxa mais baixa entre os 14 locais pesquisados.
No caso da renda (medida pela folha de pagamento das indústrias), a situação se repete. No Brasil, o crescimento foi de 7,6%. Em São Paulo, que representa 40% da indústria brasileira, ficou em 5,4%, o menor de todos.
O economista do IBGE André Macedo explica que a indústria paulista perde ritmo mais rapidamente porque os setores mais afetados por juros altos, crédito mais restrito e câmbio desfavorável às exportações têm um peso maior em sua estrutura.
Um exemplo é o setor automobilístico e sua cadeia de fornecedores, que mostra desaceleração na produção e no emprego. Uma das ações do governo para esfriar a economia foi restringir o prazo de financiamento para a compra de veículos.
Em maio, o emprego na indústria paulista caiu 0,7% na comparação com o mesmo mês de 2010 -resultado que contrasta com a expansão de 1,3% no Brasil. Oito de 12 setores pesquisados fecharam vagas no Estado.
"A tendência de desaceleração do emprego na indústria paulista foi se acentuando desde o fim do ano passado", observa Macedo.
Para Rogério Cesar de Souza, do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), a indústria no Estado ilustra bem o cenário de relativa "estagnação da produção e do emprego do setor desde agosto de 2010".


Texto Anterior: Treinamento: 51ª turma de jornalismo diário conclui curso com trabalho sobre Censo 2010
Próximo Texto: Mídia: "Financial Times" aponta riscos do Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.