São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FHC e Serra dizem que Cesare Battisti deveria ser extraditado

Governo italiano anunciou que vai levar caso ao Tribunal de Haia

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse ontem discordar da decisão de manter no Brasil o ex-ativista italiano Cesare Battisti.
Na última quarta-feira, o STF(Supremo Tribunal Federal) validou a decisão do ex-presidente Lula de negar a extradição do italiano e mandou soltar Battisti, que estava preso no país desde 2007.
"Eu não discuto decisão do Supremo. Mas, se eu fosse presidente, teria discordado", afirmou FHC. A declaração foi dada antes de jantar, na capital paulista, em comemoração de seus 80 anos.
O ex-governador José Serra, que foi ao evento, também condenou a posição brasileira. "Um homem que assassinou quatro pessoas, condenado pela Justiça italiana, um país democrático, tinha que ter devolvido. Agora o país pode virar um paraíso de delinquentes como ele", disse Serra.
Ministros do STF que participaram da votação também comentaram o tema. Marco Aurélio Mello disse que ficou "um pouco perplexo" com as declarações do governo italiano, que pretende questionar a decisão do Brasil na Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda.
"O acolhimento de um estrangeiro é um ato de soberania", afirmou o ministro, também no jantar de aniversário de FHC. Marco Aurélio votou contra a extradição.

CONSEQUÊNCIAS
Voto vencido no STF, o ministro Gilmar Mendes reafirmou sua posição. "O Supremo saiu diminuído. Imagino que isso terá consequências no futuro", disse.
Mendes também criticou a corte que integra por ter aceitado a decisão de Lula, mesmo tendo, antes, recomendado a extradição de Battisti. "Se é para isso, melhor que o STF perca a competência de falar sobre extradição."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Juiz manda prender primeira-dama e vice de Campinas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.