São Paulo, domingo, 11 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

49 congressistas não vão disputar ou são "rebaixados"

Na lista, estão nomes de peso, como Sérgio Guerra e José Eduardo Cardozo

426 deputados federais, ao menos, vão tentar a reeleição; índice (83%) é similar ao observado nas últimas eleições


DE BRASÍLIA

O registro das candidaturas para as eleições mostra que um grupo de pelo menos 49 deputados federais e senadores não ocupará as mesmas cadeiras a partir de 2011.
Eles ou decidiram não se candidatar ou se lançaram a postos em degrau "inferior" ao que ocupam. A lista inclui congressistas que se lançaram a deputado estadual ou a suplente de senador.
Entre eles estão nomes de peso como o do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que disputará vaga na Câmara, o do secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (SP), que não disputará nada, e o da senadora Patrícia Saboya (PDT), candidata a deputada estadual no Ceará.
Guerra disse ser difícil conciliar a disputa com a presidência do PSDB e a coordenação da campanha de José Serra. Pesou ainda o cenário em PE, pois concorreria com o ex-vice-presidente Marco Maciel (DEM) e o ex-ministro Humberto Costa (PT).
Eduardo Azeredo (PSDB-MG) tentará mandato como deputado federal, já que a chapa ao Senado, em seu grupo político, foi ocupada pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PPS).
Saboya, que viu a chapa da sua coligação ser ocupada pelos ex-ministros Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), se lançou a deputada estadual para "ficar mais próxima do Estado".
Cardozo disse ter desistido depois de o Congresso ter rejeitado o financiamento público e a votação em listas.
Ao menos 426 deputados federais vão tentar reeleição - índice (83%) similar ao observado nas últimas eleições. (MÁRCIO FALCÃO E RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Elio Gaspari: A "conjunção carnal" do delegado de SC
Próximo Texto: Empresário Ricardo Young começa como colunista amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.