São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010

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Campanha verde usa imagem inspirada em cartaz de Obama

DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

De olho no eleitorado jovem, a presidenciável Marina Silva (PV) tenta pegar carona no design moderno que impulsionou a escalada de Barack Obama à Casa Branca, em 2008.
Ela tem trocado as fotos de estúdio por uma ilustração "inspirada" no já célebre cartaz criado por Shepard Fairey para a campanha democrata à Presidência, em 2008.
O sucesso do desenho original ajudou a transformar o ex-skatista em um artista respeitado, com espaço em museus como o MoMA (de arte moderna) de Nova York.
Na versão brasileira, a ilustração substitui as cores azul e vermelho por verde e amarelo da bandeira do Brasil.
Já a palavra "Hope" (esperança em inglês), que virou mote dos discursos de Obama, dá lugar a um slogan mais palavroso: "Marina Silva é a cara do Brasil".
A adaptação foi difundida pelo Movimento Marina Silva, que reúne simpatizantes da senadora na internet e oferece download gratuito da imagem em formatos para faixas e camisetas.
Apesar de a página não apontar a autoria, a arte foi adotada pela campanha oficial da senadora. Ela ilustra o blog da candidata e, na semana passada, foi elevada a símbolo das "Casas de Marina", que ela quer espalhar pelo país.
Ontem, a senadora afirmou à Folha que a ilustração é fruto da "criatividade do movimento". E elogiou a referência a Obama: "É muito inspiradora".
Esta não é a primeira "adaptação livre" do cartaz de Fairey no Brasil. O ilustrador carioca Sandro Menezes fez sucesso na rede com a estampa "Obamis", uma simbiose entre o presidente americano e o falecido trapalhão Mussum.
(BERNARDO MELLO FRANCO)


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