São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Ordem e desordem

A mesma foto do presidente chileno, o conservador Sebastián Piñera, abraçando o mineiro Florencio Ávalos ocupou a capa de jornais ao redor do mundo, ontem. E a mesma transmissão ao vivo, também com ambos, ocupou as televisões. Segundo a BBC, "a foto e o vídeo da saída dos mineiros" foram distribuídos "exclusivamente pelo governo chileno, via fotógrafo e TV oficiais". Ainda assim, em locuções na CNN, por exemplo, que se dedicou integralmente à cobertura, sobraram elogios às imagens. Isolado, o "New York Times" arriscou breve restrição.

 

Por outro lado, no relato da agência France Presse, a "desordem da mídia desfigurou a alegria da família" de Ávalos, "tomada subitamente de horror quando centenas de jornalistas pisotearam sua barraca", logo depois que ele deixou a mina. "Repórteres puxaram os cabelos, deram socos e quase nocautearam outros repórteres, quebrando móveis e derrubando a tenda. Finalmente, a turba midiática se dispersou." Poucas horas depois, outro mineiro, Mario Sepúlveda, dizia aos jornalistas: "A única coisa que peço à mídia é que não nos trate como artistas".

foxnews.com
No principal canal de notícias dos EUA, o presidente

//QUEM É O PRÓXIMO?

Escrevendo no site Foreign Policy, ligado ao "Washington Post", o presidente da consultoria de segurança para corporações Eurasia, o americano Ian Bremmer, se questionou, já no título: "Depois do quase golpe do Equador, quem é o próximo?". Ele avalia que, "como os militares equatorianos se mantiveram fiéis, o golpe rapidamente fracassou e os conspiradores foram presos". Mas alerta que o episódio mostra como a crise econômica "exacerba o descontentamento com regimes em instabilidade política". Nada que preocupe Brasil e outros "emergentes-chave", mas Bremmer sugere ficar atento para Venezuela e Cuba.
O Paraguai não foi mencionado, mas os jornais do país tratavam ontem dos "rumores de golpe".

Frente Bric Índia e África do Sul entraram para o Conselho de Segurança da ONU, temporariamente, com a cobertura sublinhando que se unem a Brasil e China. No destaque do Foreign Policy, o órgão "acaba de ficar bem mais complicado para o governo Obama".

Oportunidade O inglês "Telegraph" deu editorial saudando a "oportunidade para os emergentes mostrarem que podem tornar o Conselho mais relevante" hoje. E o francês Le Monde" defendeu em editorial as aspirações de Índia, Brasil e África do Sul por reforma.

//NOVA PAIXÃO NACIONAL

No destaque do site Blue Bus, "Ibope Mídia revela que redes sociais são a nova paixão nacional". A pesquisa feita com 8.000 pessoas, em 11 regiões metropolitanas, levantou que no Rio, por exemplo, 74% acessam algum site de relacionamento. Em São Paulo, 64%. Entre os que ainda não entraram, um terço tem intenção de participar.
Em média, cada brasileiro tem 273 amigos on-line. "A motivação principal é mesmo relacionamento" e não a substituição de e-mail. "Nada menos que 54% dos pesquisados admitem que, quando acessam, não se sentem sós."

//IGUAIS, DIFERENTES

No portal R7, da Record, "Classe C prefere novela, humor e auditório, diz megapesquisa", também do Ibope. Intitulado Classe C Urbana do Brasil - Somos Iguais, Somos Diferentes, o levantamento ouviu cerca de 20 mil pessoas para um retrato da classe agora predominante no país. Entre as conclusões destacadas, 98% se divertem vendo TV aberta e o consumo de TV paga e internet ainda é inferior à média geral.
Outras conclusões, voltados ao mercado: "a classe C é composta por maioria de afrodescendentes, suas mulheres são mais responsáveis pela família e seus homens tendem a viver menos"; também "aceita muito mais as diferenças, acredita mais na igualdade e na convivência pacífica e tem menos preconceito".



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Tiririca é o mais votado nos presídios de SP
Próximo Texto: Pela 1ª vez, TSE valida votos de ficha-suja
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.