São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FURNAS

Relatório da CGU aponta suspeita de irregularidades em obras de usinas

DO RIO - A Controladoria-Geral da União concluiu um relatório em que aponta irregularidades na construção de usinas por Furnas. O documento aponta erros no cronograma de obras das usinas de Simplício, Batalha e Serra do Facão.
As hidrelétricas de Simplício e Batalha, localizadas nas fronteiras de Minas com Rio e com Goiás, respectivamente, estão sendo construídas com recursos próprios de Furnas.
Em agosto, a Folha publicou a análise de técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União) que já antecipavam as irregularidades.
Na auditoria, a CGU descobriu que Furnas beneficiou outras empresas com investimentos financeiros em obras de responsabilidade da companhia.
O relatório foi encaminhado ao Ministério das Minas e Energia, à Casa Civil, ao TCU, ao Ministério Público da União e à direção de Furnas.
Em nota, Furnas informou que "os relatórios recebidos da CGU estão sendo analisados por uma comissão especialmente criada para atender os órgãos de controle". A empresa disse que aceitará as recomendações da CGU.
Os técnicos da CGU constataram que não foram aplicadas multas, juros e correções à empresa Serra da Carioca II por inadimplência. A empresa está envolvida na construção da Serra do Facão.
Outro problema foi a retirada de pauta, e consequente não aprovação, da primeira emissão, em 2007, de 14 mil debêntures simples da Serra do Facão Participações S/A.


Texto Anterior: Dilma indica advogada de sua campanha eleitoral para TSE
Próximo Texto: Evento: Atuação do CNJ é tema de debate na Folha na segunda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.