São Paulo, domingo, 17 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pagot não foi afastado, afirma ministro

Contrariando versão governista, Passos diz que diretor do Dnit continua no cargo e cabe a Dilma decidir seu futuro

Pivô das acusações de corrupção na pasta, Pagot é tido como um "homem-bomba" pelo Palácio do Planalto

FERNANDA ODILLA
FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

O novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou ontem que caberá à presidente Dilma Rousseff demitir ou afastar o diretor-geral do Dnit, acusado de participar de esquema de corrupção no órgão.
Segundo o ministro, Luiz Antonio Pagot não foi afastado, como disseminaram governistas. Permanece chefe do Dnit e está em férias.
"A decisão pertence à presidenta Dilma", disse o ministro, ao ser questionado se Pagot seria demitido assim que voltar ao trabalho, no dia 21 de julho.
No governo, Pagot é tido como um "homem-bomba". Após as primeiras acusações de corrupção no órgão que dirige, procurou congressistas do PR [que controla o ministério] para avisar que não aceitaria ser abandonado.
Na semana passada, o governo montou uma operação para evitar que seus depoimentos na Câmara e no Senado agravassem a crise. Deu certo. Pagot frustrou a oposição ao deixar de lado ameaças feitas nos bastidores.
No depoimento, o diretor-geral do Dnit chegou a ser elogiado por petistas.
Na entrevista de ontem, o ministro disse que tem poderes para demitir quem tiver conduta "não compatível com o serviço público".
Mas foi evasivo sobre novas trocas na pasta: "Se houver razões, outras pessoas podem ser substituídas".
Seis pessoas suspeitas de envolvimentos com irregularidades já perderam seus cargos, entre elas Alfredo Nascimento, que pediu demissão do comando do Ministério dos Transportes.
Apesar do esforço do governo para que Pagot poupasse aliados, o diretor do Dnit mandou recados.
Além de afirmar que as decisões nos Transportes são colegiadas, disse ter "convicção absoluta" de que Dilma "sabia de tudo" o que acontecia na pasta.


Texto Anterior: Janio de Freitas: O dinheiro no subsolo
Próximo Texto: Lula pegou carona em jatinho de deputado do PR
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.