São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula inicia escolha de candidatos para 2012

Ex-presidente se reúne hoje com prefeitos do PT em São Paulo para traçar rumos do partido nas eleições municipais

Segundo presidente interino do PT, Lula vai negociar com outros partidos a aprovação da reforma política

FELIPE CARUSO
DE SÃO PAULO

Quatro meses após deixar o Palácio do Planalto, dedicar-se a palestras e viagens, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atuar na política nacional.
Hoje, ele se reúne com prefeitos, deputados e vereadores do PT em São Paulo para discutir as eleições municipais de 2012 e antecipar a definição dos principais candidatos do partido.
Ao assumir essa articulação, Lula retorna ao varejo político no papel de articulador do partido, contrariando suas declarações ao sair do governo de que estava cansado da política partidária e se dedicaria aos grandes temas, como a fome na África.

REFORMA
Lula também atuará como articulador do partido na reforma política, em discussão no Congresso.
O ex-presidente discutiu o seu papel em reunião fechada ontem com dirigentes do PT na sede do Instituto Cidadania, em São Paulo.
Segundo Rui Falcão, presidente interino do PT, Lula será responsável por dialogar com partidos, entidades civis organizadas, centrais sindicais e ONGs.
Falcão definiu Lula como "catalisador" do processo, e não como condutor.
"A participação dele é fundamental para o sucesso da reforma e certamente será bem vista pelos outros partidos. Hoje, todo mundo atenderia um convite dele para expor as ideias e ouvi-lo."
Atualmente, o PT defende o financiamento público das campanhas e a adoção do sistema de lista fechada, pelo qual os eleitores votariam apenas nos partidos.
O ex-presidente deixou a sede do Instituto Cidadania sem falar com a imprensa.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Os lucros do atraso
Próximo Texto: Justiça do Paraná suspende de novo superpensão de Requião
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.