São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Família leiloa coleção de livros raros de Marcio Moreira Alves

LUIZ FERNANDO VIANNA
DO RIO

Um médico, um veterinário e uma empresária do ramo de culinária, os três filhos do jornalista e ex-deputado Marcio Moreira Alves (1936-2009) -autor do discurso usado pelos militares para justificar o AI-5, em 1968- não herdaram a fixação dele por livros raros.
Decidiram leiloar a coleção de cerca de 800 títulos. O primeiro lote, com 298 volumes, é exposto a partir da próxima terça-feira, na livraria Rio Antigo (r. do Rosário, 155, Centro, 0/xx/21/2232-2507), local do primeiro leilão, no dia 28.
Os lances mínimos somam R$ 120 mil. O volume mais valioso (R$ 8.000) é uma "História do Padre Francisco Xavier", de 1600. Há muitos outros títulos dos séculos 17 e 18, especialmente sobre o período colonial brasileiro.
Tratados, decretos, alvarás, sermões, manuscritos, livros de navegantes e obras referentes ao marquês de Pombal (1699-1782) compõem um bem conservado tesouro, garimpado no Brasil e na Europa (onde Alves se exilou durante a ditadura).
"Uma coleção feita com tanto carinho precisa ficar nas mãos de pessoas que saibam apreciá-la e usá-la. Não adianta ficar encaixotada, sem manuseio", justifica Leonor Moreira Alves.
Também há livros de ficção no lote, como um "Memorial do Convento" autografado por José Saramago e romances de Lima Barreto e Graciliano Ramos.


Texto Anterior: Prefeitos do PSDB negam participação em evento pró-Dilma
Próximo Texto: Debate Folha/UOL: ESQUENTOU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.