São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marina vai usar imagem de Lula em propaganda

PV exibirá os dois juntos e estuda comparar biografias no programa

No Rio, senadora afirma que terá cuidado para não ser "oportunista", mas ressalta 30 anos de aliança com presidente


BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO
PLÍNIO FRAGA
DO RIO

A exemplo de José Serra (PSDB), a presidenciável Marina Silva (PV) vai explorar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na propaganda eleitoral na TV.
Os verdes usarão cenas de arquivo em que os dois aparecem lado a lado, no período em que a candidata ocupou o ministério do Meio Ambiente, entre 2003 e 2008.
A campanha também estuda levar ao ar uma comparação das biografias da senadora e do presidente, para vender a ideia de que ela teria mais semelhanças com Lula do que Dilma Rousseff (PT).
Segundo um assessor próximo, essa opção já foi testada, mas ainda não há acordo para exibi-la ou não no horário eleitoral gratuito.
A repercussão negativa do programa de Serra levou parte da campanha a defender um uso mais moderado da imagem presidencial. Há temor de que Marina seja acusada de pegar carona indevida no prestígio de Lula.
No Rio, a candidata citou a ligação histórica com o presidente, mas prometeu não abusar de sua imagem na TV. "Minha história durante 30 anos foi ligada ao presidente Lula. Por cinco anos, fui sua ministra. A história revela esse ponto de contato", disse.
"No que, sem ferir o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), for necessário colocar, não vejo porque aviltar a história. Mas terei todo o cuidado de não ser oportunista e não vou fazer uso indevido da imagem de quem quer que seja".
Marina não quis comentar o programa de Serra. Na quinta-feira, o PV já ressaltou a participação dela no "governo Lula", mas não exibiu imagens dele.
A candidata foi ao Congresso Brasileiro de Jornais e assinou a Declaração de Chapultepec, em defesa da liberdade de expressão. Serra e Dilma assinaram na véspera.


Texto Anterior: Análise/Datafolha: Palco da TV explica disparada de Dilma
Próximo Texto: Estratégia de Serra tem "prazo de validade"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.