São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

50 dias na estrada

Dilma e Serra adotam tática parecida e priorizam as regiões onde vão pior

RANIER BRAGON
EDUARDO SCOLESE
DE BRASÍLIA
BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

Depois de 50 dias de campanha aberta à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, o roteiro de viagens de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) proriza regiões onde são mais frágeis e ignora completamente o Norte.
A região, apesar de ocupar 45% do território nacional, tem apenas 7,3% do eleitorado do país. Apenas a verde Marina Silva, que é do Acre, foi à região -e ainda assim, uma única vez, numa visita a índios em Roraima.
Os principais pré-candidatos à Presidência cumpriram nesses 50 dias, juntos, roteiro superior a duas voltas e meia em torno da circunferência da Terra (108 mil km).
Enquanto Serra e Dilma se deslocam em jatos executivos bancados pelos respectivos partidos, Marina tem viajado em aviões de carreira.
Enquanto os programas eleitorais na TV, em horário nobre, não começam, as viagens cumprem dois propósitos básicos.
O principal é aumentar o máximo possível o índice de preferência do eleitorado, por meio de exposição nas mídias regionais; o outro é desatar nós em palanques de sustentação regionais.
A campanha oficial só começa em 6 de julho, mas Serra, ex-governador de São Paulo, e Dilma, ex-ministra da Casa Civil, deixaram seus cargos no início de abril e se dedicam exclusivamente à sucessão desde então.
Na tarefa de eliminar pontos fracos, o tucano, por exemplo, tem priorizado o Nordeste, região de histórico negativo para o PSDB. É onde Dilma tem seu melhor desempenho, e Serra seu pior, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.
A petista concentrou 80% de seus deslocamentos no Sudeste e no Rio Grande do Sul, onde ela tem o pior desempenho nas pesquisas. Em suas viagens, conta, também, com a força do seu maior cabo eleitoral, o presidente Lula. Até agora, foram cinco eventos ao lado dele.


Texto Anterior: Saiba mais: Folha estreia hoje sessão que vai avaliar promessas
Próximo Texto: Pré-candidatos usam imprensa regional para ampliar visibilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.