São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

primeira edição

Essa mania de suplemento é genética


ESSE JORNAL NÃO DEVIA SER BOM. BATI A EDIÇÃO TODA E NÃO ACHEI NEM UMA NOTÍCIA SOBRE A PRIMEIRA CIRURGIA PLÁSTICA DA HEBE CAMARGO!


JOSÉ SIMÃO
COLUNISTA DA FOLHA

Então, me pediram para comentar a primeira edição da Folha, de 1921: "Folha da Noite"! Um borrão! Parece bula de remédio, só tem letrinha. Não tem foto! Sendo que foto informa tanto quanto o texto! Por isso que eu ainda não gosto de ler jornal no Ipad. Tem pouca foto!
Essa "Folha da Noite" parece plano de saúde, um monte de letra formiguinha. E a manchete? "Eleições Amanhan". E vai ter o Sarney? O Sarney participa? Acho estranho um jornal de 1921 não ter uma notícia do Sarney! E quem fala "amanhan" é a Marta, que é grã-fina afrancesada. A Marta era mancheteira da Folha? Eleições amanhan com "pot au feu" e "val au vent"!
E a informação devia ser lenta como tartaruga. Dava um terremoto na casa do vizinho e você só ia saber três dias depois. Agora é tudo a jato! Você solta um pum em Dubai, derruba a Bolsa de Frankfurt! Mergulha pelado no rio Amazonas, três segundos depois já está na Mônica Bergamo! Agora você não consegue mais contar uma novidade. Você viu que... Vi!
Eu bati essa edição e não tem uma notícia sobre a primeira plástica da Hebe. Esse jornal não devia ser bom. Em 1921, a Hebe já estava na terceira. E o Nelson Rubens usava tintura de urucum!
Acho que o único ser vivo que leu ao vivo essa edição foi o Niemeyer. O Niemeyer e a dona Canô! E era tudo com ph. PH de pharmacia e phoder. Elas querem é phoder! Rarará! E as propagandas? "Restaurante Palhaço!" Do avô do Tiririca! E as atrações do Circo Antártica? "Hyena africana, cavallos em liberdade e burros sabios". Burros sábios? Já existia o PSDB?
E a Folha já tinha suplemento. Essa mania de suplemento é genética. Suplemento "O Commerciante Pratico e Moderno. Circulará com grande tiragem no Brasil, Portugal e Colonias!" Colônias era a gente diferenciada!
Então, é isso. Até amanhan na Folha de 2011!


Texto Anterior: Folha revê mais de 90 anos de história em 30 mil edições
Próximo Texto: 10.000: "Reclame" oferece emprego para redator
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.