São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

IGREJA

Com beatificação de Irmã Dulce, Brasil tem 38 candidatos a santo

DE SÃO PAULO - Com a beatificação da baiana Irmã Dulce, celebrada com uma missa no último domingo em Salvador (BA), o Brasil tem 38 candidatos a santo que estão no último degrau do processo de canonização do Vaticano.
O levantamento é da freira Célia Cadorin, responsável pelas "causas" dos únicos santos brasileiros: Frei Galvão e Madre Paulina (que nasceu na Itália e viveu no Brasil). A CNBB não tem um registro oficial do número de processos.
Além dos 38 beatos, há ainda os servos de deus e os veneráveis, categorias anteriores à beatificação. Somando todos, são mais de 70 os possíveis santos brasileiros.
Dom Hugo Cavalcante, presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas, afirma que o processo pode ser oneroso, devido à tradução de termos e investigação de documentos.
Ele diz, entretanto, que a tecnologia tem ajudado. "Vivemos em uma aldeia global. É muito mais fácil ter acesso a essas histórias."
O caminho para a santidade, porém, é longo: os candidatos têm que ser reconhecidos como veneráveis, depois como beatos e só então, após a comprovação de um segundo milagre, se tornam santos.


Texto Anterior: Itamaraty: Tucano vai ocupar cargo em embaixada
Próximo Texto: Sindicatos e empresas se unem por política industrial
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.