São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Vem cá, Meirelles

Chamou a atenção dos participantes da confraternização de quarta-feira à noite no Alvorada a longa conversa entre Dilma Rousseff e Henrique Meirelles, realizada por iniciativa da presidente eleita. Segundo relato de integrantes da equipe de transição, o nome de Meirelles tem aparecido com frequência nas considerações de Dilma associado a dois assuntos: a Secretaria de Aeroportos, cuja criação foi colocada em modo de espera, e a Autoridade Pública Olímpica, que cuidará dos preparativos para os Jogos de 2016 no Rio.
De saída após oito anos no Banco Central, Meirelles tem pela frente uma quarentena e ofertas de trabalho no exterior. Ele e Dilma ficaram de voltar a conversar.



Se vira Apareceu tanta gente no encontro do Alvorada que o jantar programado virou "um bufezão", nas palavras de um convidado. "É um brunch", explicava Lula. "O que quer que isso seja."

Ralho No evento com catadores de papel ontem em São Paulo, Dilma irritou-se quando um segurança tirou dela uma camiseta que ganhara do movimento. "Quero minha camisa", reclamou. Foi atendida na mesma hora.

Esta é a sua vida No vôo para São Paulo, Lula, Marisa, Dilma e Aloizio Mercadante (PT-SP) assistiram ao pronunciamento de despedida do presidente, transmitido em cadeia de TV à noite. Foram todos às lágrimas.

Troféu A provável ida do presidente do PSB de São Paulo, Márcio França, para a Secretaria de Turismo de Geraldo Alckmin afasta do prefeito Gilberto Kassab (DEM) um aliado importante, que o tucano tentava atrair desde o fim da campanha eleitoral.

Nova órbita Kassab também corteja o apoio dos partidos do chamado "bloquinho", grupo que inclui o PDT e o PC do B, além do PSB, para seus projetos políticos nas eleições de 2012 e 2014. Com França no governo estadual, o PSB ficará mais distante do prefeito paulistano.

Rachando... Nas negociações com Márcio França, a equipe de transição tucana propôs turbinar a Secretaria do Turismo com recursos do Dade (Deparamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias), que distribui verbas para as 67 estâncias paulistas, várias delas localizadas na base eleitoral de França, a Baixada Santista.

...o bloquinho No PDT, a ofensiva de Alckmin não parece prosperar. A ala capitaneada por Paulinho da Força é favorável ao alinhamento com o PSDB no Estado, mas enfrenta resistência do grupo liderado pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Retorno Na bolsa de apostas para a vaga de Eros Grau, que se aposentou do STF em agosto e não foi substituído até agora, voltou a circular nos últimos dias o nome do ex-ministro Patrus Ananias (PT). Candidato a vice na chapa derrotada de Hélio Costa em Minas, ele ficou sem cargo no governo Dilma.

No páreo Embora confirmado por Dilma Rousseff para permanecer no comando da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams continua entre os cotados para a vaga no Supremo.

Comigo não O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) brecou a votação de um projeto de lei que permitiria a qualquer pessoa representar o Brasil no Parlamento do Mercosul. Hoje, apenas políticos com mandato podem atuar no Parlasul. Renan soube que três desafetos, Tasso Jereissati (PSDB-CE), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Arthur Virgílio (PSDB-AM), estavam de olho na possibilidade aberta pelo projeto.

tiroteio

"Num ministério dividido em cotas, a turma dos aloprados foi cem por cento atendida."
DO DEPUTADO JUTAHY JUNIOR (PSDB-BA), sobre a escolha de Aloizio Mercadante (PT-SP) para ocupar a pasta da Ciência e Tecnologia e de Fernando Pimentel (PT-MG) para ser o próximo titular do Desenvolvimento.

contraponto

Levanta-te e anda!

Em cerimônia na qual Lula sancionou a lei que estabelece o regime de partilha e o Fundo Social do pré-sal, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu muitos cumprimentos pelo anúncio de que em 2011 assumirá a pasta da Saúde.
Entre os que o saudaram estava Pedro Eugênio (PT-PE). Acomodado numa cadeira de rodas, o deputado se levantou para abraçar Padilha, o que levou um dos presentes a comentar, afetando ar impressionado:
-O cara já começou a operar milagres na saúde!


Próximo Texto: Em despedida, Lula infla dados do governo na TV
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.