São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleita garante autonomia ao BC, diz novo presidente

Tombini afirma que manter meta de inflação será sua prioridade no órgão

Escolhido por petista para a presidência do banco, ele precisa ter seu nome aprovado pelo plenário do Senado

DE BRASÍLIA

Escolhido para ser o novo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini afirmou ontem que assumirá o cargo com total autonomia, assegurada pela presidente eleita, Dilma Rousseff.
Durante anúncio oficial da indicação, ele disse que a petista lhe garantiu que "nesse regime [de metas de inflação] não há meia autonomia ao BC. É autonomia total".
A discussão sobre a independência do BC no gerenciamento da política monetária teria sido um dos motivos da discórdia entre Dilma e o atual presidente do banco, Henrique Meirelles
Ele anunciou ontem o fim de sua gestão, antes de o governo de transição confirmar a indicação de Tombini.
Funcionário de carreira do BC, Tombini reforçou como sua prioridade à frente do órgão a manutenção da meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional. Ele foi um dos formuladores da política de metas de inflação, criada em 1999.
Tombini afirmou ainda que deixará as portas abertas para que profissionais que hoje estão no setor privado reforcem a equipe. "É natural que, no futuro, colegas do mercado venham a trabalhar em cargos no BC."
Com a apresentação da nova equipe econômica, o governo Dilma deverá encerrar a disputa travada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e Meirelles nos últimos quatro anos.
Como símbolo da aproximação entre as vertentes fiscal e monetária da política econômica, Tombini e Mantega encerraram a apresentação com um efusivo abraço.
Tombini precisará ser sabatinado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado e ter seu nome aprovado pelo plenário da Casa para ser oficializado.


Texto Anterior: Novo governo terá "torneiras fechadas", afirma Mantega
Próximo Texto: Janio de Freitas: Rio, Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.