São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

WIKILEAKS

Meirelles pediu ajuda aos EUA em 2006 para obter autonomia do BC

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS - Na campanha eleitoral de 2006, o então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, pediu aos EUA que pressionassem o governo Lula para dar mais independência ao BC, de acordo com documentos secretos do Departamento de Estado dos EUA, revelou ontem a agência Reuters.
Em conversa com diplomatas norte-americanos em 9 de agosto de 2006, Meirelles prometeu "contribuir nos bastidores em pressionar por reformas regulatórias prioritárias para melhorar o clima de negócios" para os empresários norte-americanos no Brasil.
O documento, obtido pelo WikiLeaks e repassado à Reuters, pode se tornar embaraçoso para Meirelles, que se prepara para assumir um novo cargo no governo brasileiro.
"Meirelles pediu que (o governo dos EUA) usasse discretamente sua relação (com o Brasil) para discutir a importância de levar ao Congresso uma legislação garantindo ao Banco Central essa autonomia", escreveram os funcionários da embaixada americana no documento, que detalhou o encontro entre o embaixador Clifford Sobel e Meirelles.
"As declarações atribuídas a mim não refletem com propriedade o tema de qualquer conversa que eu tenha tido", afirmou Meirelles via e-mail.
O ex-embaixador dos EUA Clifford Sobel não quis comentar o assunto.


Texto Anterior: Ditadura: Clube Militar promove um debate no Rio em defesa do golpe de 1964
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.